Política -
Daniella diz que Veneziano tentou impedir a aprovação do BRS para João Pessoa: “envergonha a Paraíba”
Termômetro da Política
Compartilhe:

Durante a Sessão Plenária do Senado da última quarta-feira (14), a senadora Daniella Ribeiro (Progressistas-PB) disse que o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) tentou impedir a aprovação da autorização de crédito externo de 44,3 milhões de euros que seriam usados para financiar o Programa de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Urbano, Integrado e Sustentável de João Pessoa, conhecido como João Pessoa Sustentável. “Pequena essa pessoa que você [Veneziano] cotinua sendo, desde vereador até senador da República. Engervonha a Paraíba”, afirmou a parlamentar, que também é relatora do projeto.

Daniella Ribeiro defendeu a aprovação da autorização para o crédito (Foto: Pedro França/Agência Senado)

“Até esse momento, em que aqui trabalho para que isso aconteça, o colega senador Veneziano trabalhou contra o tempo inteiro para que esse projeto não pudesse ser aprovado. […] Aí depois faz um discurso incrivelmente hipócrita e eu quero dizer a vocês que eu já tenho fotos das trocas de mensagens. Mas eu quero dizer à Paraíba, porque aqui vocês não tem nada a ver com isso”, disse Daniella. Durante a fala da parlamentar, Veneziano pareceu não entender as queixas direcionadas a ele.

Veja também
Eleições 2024: prazo para registro de candidaturas termina nesta quinta

Entenda

A operação de crédito externo com garantia da União (MSF 34/2024) será contratada com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 44,3 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 267 milhões. O texto, transformado em projeto de resolução do Senado (PRS 25/2024), segue agora para promulgação.

A mensagem foi enviada na terça-feira (13) pelo Executivo e votada em regime de urgência, após a aprovação de requerimento feito por líderes partidários. 

O dinheiro deve ser usado para financiar o Programa de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Urbano, Integrado e Sustentável de João Pessoa, conhecido como João Pessoa Sustentável. O objetivo da iniciativa é diminuir a desigualdade, modernizar os instrumentos de planejamento urbano e a prestação de serviços, além de modernizar a administração pública e fiscal.

O  empréstimo será liberado em parcelas até 2028, e o prazo para pagamento será de 20 anos. A relatora, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), afirmou que o município cumpre todos os requisitos para a operação de crédito e recomendou a aprovação da autorização. Ela agradeceu a presença do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, no Plenário.

Quando aprovado, os senadores Veneziano e André Amaral (União-PB) comemoraram a aprovação do empréstimo.

Com informações de Agência Senado

Compartilhe: