ads
Geral -
ONG Aventura de Construir lança livro “Brilhos da Periferia”
Termômetro da Política
Compartilhe:

A organização não governamental (ONG) Aventura de Construir lançará o livro “Brilhos da Periferia” no dia 24 de outubro, às 18h, na Livraria da Vila, em São Paulo. A obra celebra os 13 anos de trajetória de apoio aos microempreendedores de baixa renda nas periferias do Brasil, com histórias de pessoas que, movidas pela necessidade e determinação, transformaram suas vidas e das comunidades.

Gema Soto Blacman é empreendedora do ramo culinário e fundadora do Chevere Restaurante (Foto: Vinicius R.R. Dutra/Divulgação)

O livro reúne relatos de protagonistas que superaram obstáculos e se tornaram agentes de mudança em suas regiões. “Brilhos da Periferia” revela como, em um cenário de crescentes desigualdades sociais, é possível gerar impacto positivo e sistêmico por meio de ações coletivas e individuais.

Veja também
Publicada nesta segunda nova lei que flexibiliza licitações durante calamidades públicas

Escrito pela professora e especialista em Ciências Humanas, Marli Pirozelli, e pela microempreendedora e fundadora da ABarros Editora, Adriana Barros, a obra reflete o compromisso da Aventura de Construir em capacitar e fomentar o desenvolvimento de lideranças comunitárias, proporcionando ferramentas e suporte essenciais para que cada empreendedor possa realizar seu potencial.

Conheça alguns personagens

Leidson Nunes é o fundador da Roteiros do Velho Chico, primeira agência de turismo receptivo em Itacarambi-MG. A empresa atua na região norte de Minas Gerais, oferecendo roteiros ecoturísticos ao longo do rio São Francisco, alguns deles junto às comunidades locais. Promovendo o turismo de forma sustentável, a agência revela a beleza exuberante da natureza e a riqueza sociocultural da região.

A paixão pela natureza e o interesse pelas pessoas que vivem seu dia a dia às margens do rio São Francisco, na região norte de Minas Gerais, sempre estiveram presentes na vida de Leidson. A curiosidade levou-o a matricular-se em um curso de espeleologia e a descobrir um mundo fascinante. Estudando, mapeando e explorando as cavernas do Parque Nacional Cavernas de Peruaçu, ele se tornou uma referência para pesquisadores e poucos turistas que visitavam a região. Trabalhando como guia, Leidson conheceu a diversidade dos atrativos naturais, tais como cavernas, cânions, matas ciliares, além da rica cultura das comunidades locais.

Van (Vanderly) Loureiro é a fundadora da À La Van, que cria roupas e acessórios sustentáveis promovendo, para além da moda, uma cultura de conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, do respeito às diferenças étnicas e a representatividade da pluralidade das formas corporais e de condições.

Natural da Zona Leste de São Paulo, Van é filha de músicos que atuaram em um grupo vocal na época da Jovem Guarda. Sua mãe passou a trabalhar como modista depois que Van nasceu e toda essa vivência rendeu memórias afetivas que culminaram na decisão de criar moda com características que impactam e ressaltam possibilidades antes não pensadas.

Vivenciando uma maternidade atípica, tendo um filho com síndrome de down, Van percebeu que muito além da estética, à moda deveria ser agregado função, um propósito maior. Isso levou à moda sustentável de ressignificação que cria a partir de utensílios, objetos e vestuário previamente utilizados, transformando-os em peças novas.

Manuel Efraim Carrion Molina, imigrante peruano residente em São Paulo, é fundador da 1001 utilidades, empresa que oferece diversos serviços como pintura, instalação e manutenção da rede elétrica e assistência técnica de eletrodomésticos para residências, restaurantes e lanchonetes.

Natural da cidade de Huancayo, região andina do Peru, Manuel, o sexto de oito filhos, é conhecido como o aventureiro da família. Viajou para países da Europa e da América do Sul, conhecendo lugares, fazendo amigos e compartilhando suas experiências de vida. Formado em Zootecnia, Manuel trabalhou na fazenda da universidade e fez estágio em uma fazenda no interior de São Paulo em 2011. Em 2019, ele estava no Brasil com a intenção de encontrar sua esposa e filha, passear e conhecer novos lugares, mas a pandemia acabou mudando seus planos.

Violeta Martínez Zepeda é uma empreendedora de alimentos orgânicos que, ao lado do marido, está à frente do Sítio Alto da Serra, cultivando e distribuindo seus produtos na região de São Sebastião (SP). Seguindo um modelo agroecológico, a empresa de agricultura familiar contribui para restaurar a paisagem natural e oferece um serviço de entrega de alimentos diretamente em casa, por um preço acessível.

Natural da cidade de San Cristóbal de las Casas, no México, Violeta é agrônoma e vive há 11 anos no Brasil, sempre morando no campo, onde trabalhou como consultora e produtora rural.

Atualmente, o sítio Alto da Serra cultiva mais de 30 espécies de plantas e produz verduras e legumes da estação, temperos, frutas cítricas e frutas nativas da Mata Atlântica, como cambuci, grumixama e uvaia. Além disso, oferece produtos processados como banana passa e geleias, vendidos a um preço justo, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Os produtos são entregues semanalmente nas casas dos clientes, que fazem seus pedidos com base nas informações disponibilizadas no site aos domingos. Este modelo é valorizado pelos clientes, que sabem que os produtores cuidam de todo o processo desde o plantio e colheita, até o processamento e entrega, atendendo às suas necessidades.

Sobre a ONG

A Aventura de Construir atua, desde 2011, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo nas periferias do Brasil, apoiando o crescimento pessoal e a transformação socioeconômica de microempreendedores de baixa renda das periferias, fomentando a geração de renda e o desenvolvimento territorial local inclusivo. A ONG atua no oferecimento de cursos, desenvolvimento de redes de colaboração e assessoria dos empreendedores.

Sobre as autoras

Marli Pirozelli é professora universitária de ciências humanas, com graduação em história pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em filosofia da educação (USP) e especialização em doutrina social (Pontifícia Universidade Católica – Goiás). Membro da diretoria da associação Aventura de Construir no cargo de tesoureira.

Adriana Barros fundou a ABarros Editora Inclusiva para promover e dar voz a autores com e sem deficiência. Desde 2018, a editora já publicou mais de cem livros, ministrou palestras e se tornou uma referência em impacto social e inclusão.

Lançamento

O lançamento acontecerá no dia 24 de outubro, às 18h, na Livraria da Vila, R. Fradique Coutinho – Vila Madalena, em São Paulo, com sessão de autógrafos e bate-papo com os protagonistas da obra. Após a data, o livro pode ser encontrado nas livrarias Travessa, da Vila, Leitura e na Amazon.

Informações Técnicas

Editora: Inverso

Páginas: 100 páginas

Preço: 99 reais

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: