ads
Eleições -
Ruy acusa prefeitura de João Pessoa de criar esquema paralelo para atender consultas de aliados
Termômetro da Política
Compartilhe:

O candidato à prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos) afirmou que a gestão do prefeito Cícero Lucena (PP) teria criado uma estrutura paralela para atender prioritariamente os procedimentos médicos recolhidos pelos aliados do prefeito em atividades de campanha. 

Ruy Carneiro divulgou diálogos registrados em um grupo de aplicativo de trocas de mensagens denominado “Regulação Grisi” (Foto: Assessoria de imprensa/Divulgação)

Ruy diz que de acordo com os denunciantes, que preferiram não se identificar, a regulação paralela é comandada pela diretora de atenção à saúde da capital, Alline Grisi. As mensagens evidenciam que os pedidos registrados pela diretora, além de ilegais, ainda estão recebendo prioridade de resolução.

Veja também
Lei facilita repasses de recursos para custeio e investimento em hospitais universitários

Nos diálogos registrados em aplicativo de troca de mensagens e divulgados por Ruy Carneiro, Alline Grise pergunta aos subordinados se as marcações estão “dando certo nas marcações”. Uma pessoa chamada Iris Mariana responde: “Estamos marcando a caminhada. Do município ainda não pegamos”.

Ainda no mesmo grupo, uma pessoa identificada como Aline Melo diz que 249 exames foram marcados na caminhada de campanha na Comunidade do S, que fica localizada no bairro do Roger. Em seguida, a mesma Aline Melo informa que foram marcados 98 exames de outra caminhada.

Em outro momento, a Alline Grisi pergunta quantos exames foram marcados, citando uma atividade no Timbó, comunidade localizada no bairro dos Bancários. Dessa vez, quem volta a responder é Aline Melo, que revela: “Total só da caminhada 611. Só Timbó. Fora os envelopes e as planilhas”.

Vereadores e aliados de Cícero

Nesse outro braço da regulação paralela, as solicitações para marcações de consultas, exames e cirurgias são de pacientes indicados exclusivamente pelos vereadores aliados do prefeito Cícero. Os documentos são entregues de forma presencial na sede da secretaria de saúde, no bairro da Torre, mas o monitoramento das solicitações também é feito pelo mesmo grupo de troca de mensagens denominado Regulação Grisi, segundo Ruy.

Ainda segundo Carneiro, detalhamento de como essa segunda estrutura funciona foi detalhada por outro denunciante: “Os vereadores pegam as demandas dos eleitores, colocam em um envelope com seu nome e vão lá entregar na sala dela. Foi separado uma pessoa por distrito sanitário pra ficar responsável por essas marcações. Então, o que é de consultas, exames simples e exames de alto custo, são marcados por meio desses vereadores”, detalhou. 

Após a resolução dos pedidos, são os próprios vereadores que recolhem as autorizações e distribuem para os eleitores, afirma Ruy. “Esses dias um vereador chegou lá bufando com ela (Alline), porque ela é da turma de Dinho e tava marcando só os exames que vinha de Dinho”, denunciou anonimamente. Dinho Dowsley é o atual presidente da Câmara Municipal de João Pessoa.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: