Os Estados Unidos afirmaram no último domingo (13) que enviarão um avançado sistema antimísseis para Israel, além de cerca de 100 soldados americanos para operá-lo, em meio à escalada das tensões no Oriente Médio. O sistema tem como objetivo as defesas aéreas de Israel após os ataques sem precedentes do Irã”, segundo comunicado do Pentágono, e é conhecido como Defesa Terminal de Área de Alta Altitude (Thaad, na sigla em inglês). Este é o primeiro envio de forças dos EUA para Israel desde os ataques liderados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.
De acordo com o Pentágono, o presidente americano, Joe Biden, incumbiu o secretário de Defesa Lloyd Austin de implantar o sistema e sua tripulação. No entanto, ainda não se sabe quando o Thaad e as tropas chegarão a Israel.
Veja também
Aneel convoca reunião com empresas para coordenar ações de restabelecimento de energia em São Paulo
O Thaad é um sistema de defesa capaz de combater ameaças de mísseis balísticos de curto, médio e alcance intermediário, com alta mobilidade para implantação em qualquer lugar do mundo e a taxa de 100% de sucesso em testes de interceptação, segundo a sua fabricante, Lockheed Martin.
Os Estados Unidos também enviaram uma bateria Thaad juntamente com outros sistemas de defesa aérea para o aliado semanas após os ataques de 7 de outubro de 2023.
Com informações de O Globo