Eleições -
2º turno em JP: Veneziano acompanha Ricardo e Luciano pela “neutralidade”; Estela segue PT nacional
Termômetro da Política
Compartilhe:
Após cancelar coletiva de imprensa e adiar decisão, senador Veneziano Vital do Rêgo fica “neutro” (Foto: Divulgação)

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) precisou de mais tempo para pensar sobre seu posicionamento no segundo turno da eleição municipal em João Pessoa. Apesar de se dizer aliado do presidente Lula (PT), Veneziano adiou uma coletiva de imprensa agendada para essa segunda-feira (14) na qual diria se manifestaria apoio em favor de Cícero Lucena (PP), candidato de Lula, ou Marcelo Queiroga (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na manhã desta quarta-feira (16), a assessoria do senador divulgou que a postura do partido será de “livre escolha” para os filiados.

Não é bem o que o presidente Lula e o PT querem dos aliados mais próximos. João Pessoa figura como uma das capitais do país onde o segundo turno representa enfrentamento ao bolsonarismo. De acordo com a assessoria de Veneziano, antes de tomar a decisão o senador chegou a conversar com o presidente da República, com a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, e com o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT).

Veja também
Aneel se compromete a prestar contas sobre apagão em São Paulo

A assessoria do senador e presidente estadual da legenda também alega que Veneziano teria ouvido todos os que participaram do processo eleitoral no 1º turno, quando o MDB indicou a filiada Amanda CSI para compor a chapa ao lado do candidato Ruy Carneiro (Podemos).

Veneziano lembrou que para este 2º turno em João Pessoa, o partido teria três opções, mas a de apoio ao candidato Marcelo Queiroga foi logo descartada. “Com todo o respeito à figura do ex-ministro Marcelo Queiroga, ele não poderia contar com nossa participação. Ele tem o respeito e o reconhecimento pessoal, mas representa, ao lado de seu grupo, tudo o que é antagônico aos conceitos do MDB, aos nossos posicionamentos e à defesa intransigente que nós fazemos, ao lado do presidente Lula, pela nossa democracia, pelas nossas instituições, por políticas públicas sociais e por desenvolvimento econômico”.

Estela acompanha o PT

Suplente de deputado federal e suplente de vereador eleita neste último pleito, Estela Bezerra (PT) acompanhou a orientação do PT nacional e declarou nessa terça-feira (15), por meio de seu perfil na rede social digital Instagram, que votará pela reeleição de Cícero neste segundo turno. Alegando um “voto crítico” e sem citar o nome do atual prefeito, Estela argumentou a necessidade de se posicionar contra a eleição de Marcelo Queiroga.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe: