Os resultados oficiais da eleição presidencial no Uruguai indicam que o candidato de centro-esquerda, Yamandu Orsi, vai enfrentar o conservador Álvaro Delgado em segundo turno em novembro, já que nenhum candidato garantiu a maioria necessária para vitória no primeiro turno, previsto para acontecer em 24 de novembro. Orsi é pupilo de Pepe Mujica. Delgado, por sua vez, é “afilhado político” do atual presidente Lacalle Pou.
Às 3h50 da última segunda-feira (28), havia 99,5% das urnas apuradas. Orsi aparecia com 43,9% (1.052.395 votos) e Delgado com 26,8% (641.685 votos).
Veja também
Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,5% para 4,55%
Andrés Ojeda (Partido Colorado) ficou na terceira colocação, com 16% (384.224). Os outros candidatos tiveram menos de 3% dos votos. Brancos e nulos somaram 4,9% (117.946).
Eleitores que foram às urnas no domingo também definiram os representantes dos dois parlamentos do país e opinaram em dois plebiscitos.
‘Talvez seja meu último voto’, diz Mujica. O ex-presidente uruguaio, que fez um tratamento contra o câncer e se alimenta por sonda gástrica, chegou ao local de votação em uma cadeira de rodas. O candidato apoiado por ele foi Orsi, que liderou as votações.
A constituição do Uruguai não permite reeleição e nem autoriza que o atual presidente apoie nenhum candidato. No entanto, poucos dias antes do pleito, Lacalle Pou e Delgado foram almoçar juntos em um restaurante de Montevidéu.
Com informações de UOL e CNN