ads
Cultura -
Filme resgata cantos fúnebres da comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Filme enfatiza a importância de registrar os saberes e práticas dessas comunidades (Foto: Natalia Di Lorenzo/Divulgação)

Com a urgência de preservar uma cultura ancestral sob risco de desaparecimento, o filme paraibano “Incelenças – Cantos de Caiana” está trazendo à tona os cantos fúnebres da comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos. Além de documentar os cânticos fúnebres, a produção também enfatiza a importância de registrar os saberes e práticas dessas comunidades.

Dirigido e roteirizado por Dina Faria, com produção da Tuia Filmes, o filme contou com uma equipe robusta de profissionais da Paraíba e de Pernambuco. Entre os destaques do elenco está a Mestra Cida, uma das principais guardiãs dessa tradição cultural, também conhecida por sua participação no livro ‘Na Embolada do Coco’.

As filmagens do curta-metragem duraram uma semana e prometem oferecer um registro profundo e sensível das incelenças, destacando o esforço coletivo para manter viva a memória e a essência dessas comunidades, mesmo diante das transformações culturais.

Veja também
Festa Literária de Maricá terá espaço para crianças com homenagem ao cartunista Ziraldo

Dina Faria, diretora do filme, destaca que este é um esforço colaborativo de preservação cultural: “É uma oportunidade de dar visibilidade e garantir a preservação de uma prática que, apesar de ter resistido ao tempo, está se perdendo diante das mudanças atuais”, afirmou.

A cantora Sandra Belê também participa do projeto, com oficinas e exercícios vocais com o elenco, além de trabalhar na interpretação dos cantos junto à comunidade.

O curta ‘Incelenças – Cantos de Caiana’ é um projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com aprovação da Secretaria Estadual de Cultura.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe:
Palavras-chave
cinemaquilombola