ads
Política -
PT rechaça editorial da Folha sobre juros e aponta contradições
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Partido dos Trabalhadores reagiu nesta segunda-feira (25) contra um editorial publicado pelo jornal Folha de S.Paulo a respeito da política de juros praticada pelo Banco Central do Brasil. Por meio de seu site institucional, o partido reforçou a fala da presidente nacional Gleisi Hoffmann.

“Se ‘ninguém gosta de juros altos’, como diz o jornal, por que passaram o tempo todo defendendo o bolsonarista Campos Neto e atacando Lula sempre que ele criticou essa política equivocada?”, questionou a presidente do PT (Foto: Divulgação/PT)

“Na sanha de atacar um governo que prioriza o atendimento aos mais pobres, vale tudo na mídia corporativa, em grande parte controlada por acionistas ligados ao mercado financeiro. Vale até mesmo contradição, com prejuízos à compreensão dos leitores sobre temas importantes para o país. A Folha de S.Paulo, por exemplo, cometeu a proeza de, em editorial, responsabilizar o presidente Lula pelos impactos negativos dos juros altos na economia, quando se sabe que esse mesmo jornal sempre defendeu com unhas e dentes a política monetária capitaneada pelo bolsonarista Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central”, diz o texto publicado no site do PT.

Veja também
Metade das escolas brasileiras descumpre lei antirracista

Em seguida, o partido ressalta a independência do Banco Central: “Para início de conversa, o Banco Central é autônomo, sem qualquer vinculação ao governo federal, por conta de uma lei aprovada pelo Congresso em 2021, que a própria Folha aplaudiu. Além disso, o presidente Lula foi o primeiro a criticar os juros altos, recebendo a adesão de parlamentares e de entidades do setor produtivo, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) – atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está no patamar extorsivo de 11,25% ao ano”.

A presidente do PT também atacou o editorial da Folha. “O Editorial da @folha consegue a proeza de descrever as grandes mazelas que os juros estratosféricos causam ao país para apontar como culpado o governo, e não a política suicida do BC ‘autônomo’, a serviço do sistema financeiro e dos especuladores”, afirmou Gleisi, em postagem na rede social digital X.

Fonte: Partido dos Trabalhadores

Compartilhe: