A eleição presidencial do Uruguai teve como vencedor o esquerdista Yamandú Orsi, com 49,3% dos votos. O resultado foi revelado no fim da noite do último domingo (24), data do segundo turno da votação, com 87% dos votos contados. O conservador Álvaro Delgado teve 46,4% dos votos.
“Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados”, disse Álvaro Delgado, ao reconhecer a derrota. “Hoje, podemos parabenizar aquele que venceu por ter a preferência [do povo uruguaio], e vamos fazer isso com sinceridade”.
Veja também
No rio ou no mar, pescadores pedem por mais políticas públicas
“Hoje os uruguaios definiram quem exercerá a Presidência da República. E quero enviar aqui, com todos esses atores da coalizão, um grande abraço e saudações a Yamandú Orsi”, afirmou Delgado.
A campanha de Orsi foi apoiada pelo ex-presidente José Mujica. O candidato da esquerda já trabalhou como professor de história e foi governador de uma das regiões do Uruguai. Delgado, por outro lado, é aliado do atual presidente, Luis Lacalle Pou. Veterinário, ele atuou como secretário da Presidência.
Antes mesmo do resultado oficial anunciar Orsi como presidente eleito, Lula se baseou nas projeções que apontavam a vitória do esquerdista para parabenizá-lo.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu Lula no X (antigo Twitter). “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”
Com informações de g1