A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) vai contar com o apoio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para divulgar no estado o programa “Antes que Aconteça”, que combate a violência contra a mulher. Ela recebeu nessa quarta-feira (27) em seu gabinete, em Brasília, a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, e 18 diretores-gerais dos campi do instituto. “Acredito que a educação pode construir essa mudança de mentalidade no nosso país e, particularmente, na nossa região. Precisamos diminuir os registros de violência contra a mulher”, disse a senadora.
Durante o encontro, a senadora explicou como funciona o programa, criado por ela no ano passado, quando presidiu a Comissão Mista do Orçamento. Daniella informou que já foram liberados R$ 9 milhões para construir 23 salas lilás nas delegacias de polícia da Paraíba para acolher as mulheres vítimas de violência doméstica. Estes locais vão apoiar as cinco Delegacias da Mulher que já existem no estado.
Veja também
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
A senadora disse ainda aos educadores que é importante construir soluções para apoiar as mulheres no interior do estado que não têm infraestrutura para registrar as queixas. Uma alternativa será criar unidades instaladas em ônibus para dar assistência às vítimas. Na Paraíba, a coordenadora estadual do Antes que Aconteça é a segunda-dama Camila Mariz. “A presença de Camila neste programa é importante porque sua mãe foi vítima de um feminicídio. Ela tem o poder de fala”, disse a senadora.
A reitora Mary Roberta Meira Marinho disse que é possível pensar uma parceria para atender o programa. “Pode contar conosco para divulgar e ver as possibilidades de apoiar o programa”, disse. A reitora esteve em Brasília com os diretores gerais de 18 campi para pedir recursos a fim de melhorar a infraestrutura das unidades do IFPB.
Fonte: Assessoria de imprensa