A Justiça Eleitoral da 2ª Zona de Santa Rita notificou o atual prefeito, Emerson Panta, o vice-prefeito Nildo Carimbó, e os eleitos Jackson Alvino e seu vice, Ednaldo do Edilicya, todos do Progressistas, para se defenderem de acusações de abuso de poder político e econômico durante a última eleição municipal.
As denúncias foram apresentadas pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo candidato Nilvan Ferreira (Republicanos), que ficou em segundo lugar na disputa.
Conforme as acusações, a campanha vitoriosa teria se beneficiado do uso indevido da máquina pública, como a contratação de blogueiros para divulgar propagandas eleitorais. Além disso, o PSB questiona a antecipação de pagamentos e a contratação de pessoal sem concurso público, prática que, segundo a denúncia, teria intensificado no período eleitoral.
Veja também
PF deflagra operação para investigar crime de caixa 2 eleitoral em campanha de candidato a prefeito
Nilvan Ferreira aponta um aumento significativo de gastos com pagamentos a pessoas físicas e serviços de comunicação, o que, em sua visão, configura abuso de poder econômico. O candidato embasa suas alegações em documentos do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
As duas ações pedem a cassação do registro dos candidatos eleitos e a realização de novas eleições. O juiz Gutemberg Cardoso Pereira concedeu cinco dias para que os envolvidos apresentem suas defesas.