A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Escudo Eleitoral, com o objetivo de investigar a participação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024.
As investigações começaram logo após a revelação dos resultados eleitorais, quando apareceram evidências de uma ligação estreita entre um vereador eleito na capital piauiense e uma possível liderança de uma facção criminosa.
Veja também
Polícia Federal deflagra operação contra compra de votos na Paraíba
Devido à seriedade das acusações e à pronta ação da Polícia Federal e do 1º Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral no Piauí, estão sendo executados quatro mandados de busca e apreensão em locais associados aos investigados em Teresina/PI.
A operação investiga indícios de lavagem de dinheiro ligada à organização criminosa, que poderia ameaçar a integridade do processo democrático, sendo que há suspeitas de financiamento de campanha eleitoral com recursos oriundos de organizações criminosas (Orcrim). Os itens apreendidos serão examinados e servirão de base para o prosseguimento das investigações, que estão sob sigilo judicial.
Com informações da Polícia Federal.