O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o governador João Azevêdo (PSB) receberam, na noite da última quinta-feira (19), o título de Amigo da Defensoria Pública da Paraíba, um reconhecimento às ações da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado para o fortalecimento da instituição. Esta é a primeira edição da entrega deste título, que foi concedido ainda a auxiliares da Gestão estadual e a chefes de outros Poderes.
Em discurso, João Azevêdo agradeceu à honraria. “Quero dizer da minha enorme alegria por este momento. Tem coisas na vida que são conceitos, que você adota e segue esses conceitos, porque verdadeiramente acredita neles. Ser homenageado com o Título de Amigo já é uma coisa extraordinária, quando a gente valoriza exatamente o que significa um amigo. Ser Amigo da Defensoria é muito importante para mim por um fato muito simples: fazer gestão pública, eu digo isso a cada lugar que eu chego, é cuidar das pessoas, cuidar das pessoas na sua maior concepção – cuidar da saúde, da educação, gerar emprego… E poucos órgãos dentro do Estado representam essa concepção tão bem quanto a Defensoria Pública, que cuida daqueles que, muitas vezes, sequer têm vez e voz para reclamar”, afirmou João.
Cícero falou da honra em ter sido escolhido e reafirmou seu compromisso com a Defensoria Pública. “Minha gratidão pela oportunidade de conviver cada vez mais próximo da Defensoria Pública, que tem um papel importante, fundamental na busca de uma sociedade mais justa, mais humana, mais solidária e mais inclusiva”, declarou.
A defensora pública-geral, Madalena Abrantes, explicou que o Conselho que escolheu o prefeito como ‘Amigo da Defensoria Pública’ é formado por três membros natos, que são o defensor-geral, o subdefensor e o corregedor, e mais cinco membros eleitos pela categoria. A escolha do nome de Cícero Lucena foi unanimidade.
“Ele merece, porque é um gestor público que sempre está junto de nós, que entende a necessidade do cidadão. A Defensoria Pública presta serviço ao cidadão, as pessoas pobres, as pessoas vulneráveis, porque é uma prestação em direitos. E Cícero Lucena sempre esteve junto, sempre atento a essas necessidades. É um político acessível às causas sociais. E ele foi escolhido por unanimidade”, destacou Madalena.
Ainda segundo a autora da propositura, a entrega do título ao governador é em agradecimento à forma com a qual tem sido tratada a instituição. “A Defensoria Pública era o ‘patinho feio’ dos Poderes. Deixou de ser e hoje é um ‘cisne’ graças ao governador João Azevêdo, porque ele instituiu o diálogo, abriu todas as portas, beneficiando principalmente a população que mais precisa da Defensoria Pública. E toda homenagem, embora importante, é muito pouco para quem faz por aqueles que mais precisam. E hoje temos a condição de fazer por quem nos procura devido a este momento da Defensoria Pública com o Governo do Estado, uma relação harmoniosa, que se fortalece cada vez mais”, agradeceu.
Com informações de PMJP e da Secom-PB
Matéria alterada às 10h11 para acréscimo de informações