Criado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o aplicativo Prevenção de Desastres ultrapassou a marca de 2 mil downloads. Até agora, mais de 1,7 mil municípios foram mapeados, com áreas de risco devidamente indicadas no app.
Lançado em maio deste ano, o aplicativo oferece alertas sobre áreas suscetíveis a inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros eventos que podem ameaçar a segurança dos brasileiros.
A interface do app permite aos usuários acessar informações sobre o local onde se encontram ou escolher áreas de interesse. Entre os dados disponíveis, estão o número de construções e de pessoas em zonas de risco.
Veja também
Governo publica decreto para regular uso da força nas ações policiais em todo o Brasil
Além disso, o serviço de monitoramento possibilita que os usuários contribuam com o mapeamento de risco, registrando inundações ou deslizamentos que testemunharam. Este processo é realizado através da submissão de vídeos, fotos e descrições.
Disponibilidade para IOS
Inicialmente disponível apenas para dispositivos com sistema Android, o aplicativo agora também pode ser baixado por usuários de aparelhos da Apple com sistema IOS.
Fonte: Agência Brasil