Geral -
Fundação mantenedora do Help tem certificação cancelada pelo Ministério da Saúde
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Fundação Pedro Américo, mantenedora do hospital Help, em Campina Grande, tem menos de 20 dias para apresentar recurso na tentativa de reverter o cancelamento de seu Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), na área da Saúde. Sem o certificado, a instituição fica impedida de receber recursos públicos ou firmar convênios para prestação de serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Sem certificação, instituição mantenedora do Help fica impedida de receber recursos públicos ou firmar convênios para prestação de serviços junto ao SUS (Foto: Reprodução/YouTube/Help)

Após processo de supervisão, foi constatado que a instituição não atendia os requisitos obrigatórios para manutenção do Cebas. Conforme a Portaria Nº 2.323/2024 da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde (SAES/MS), o certificado concedido à instituição está cancelado, e “os efeitos do cancelamento da certificação devem ser aplicados a contar do fato gerador do descumprimento de requisito obrigatório à certificação, a data de 1/10/2018”.

Veja também
Vendas líquidas do Tesouro Direto têm segundo maior valor da história

O caráter retroativo do cancelamento da certificação se baseia no Parecer nº 00310/2017 da Controladoria-Geral da União/Advocacia-Geral da União, que firmou entendimento de que o cancelamento da certificação deve ser aplicado a contar do fato gerador do descumprimento dos requisitos obrigatórios à certificação.

Procurada pela reportagem, a Fundação Pedro Américo não se manifestou.

Compartilhe:
Palavras-chave
campina grandehelpsus