Internacional -
Presidente da Alemanha dissolve Parlamento e convoca eleições antecipadas para fevereiro
Termômetro da Política
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, dissolveu a Câmara Baixa do Parlamento e convocou eleições antecipadas, que devem ocorrer em 23 de fevereiro de 2025. Isso acontece após o colapso da coalizão do chanceler Olaf Scholz. O jornal alemão “Bild” chamou a decisão de um “dia histórico”.

Frank-Walter Steinmeier convoca eleições antecipadas para fevereiro de 2025 (Foto: Reprodução/Youtube)

Na maioria das pesquisas, os conservadores lideram com mais de 10 pontos sobre o Partido Social-Democrata da Alemanha. O Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema direita, está ligeiramente à frente do partido de Olaf Scholz, enquanto os Verdes estão em quarto lugar.

Veja também
Operação da PF combate desvio de verbas da saúde em Paraty

Em pronunciamento em Berlin, Steinmeier disse estar “convicto de que novas eleições são o caminho certo para o bem da Alemanha”. O presidente também justificou a dissolução do Parlamento, uma medida excepcional, ao afirmar que “especialmente em tempos difíceis, como agora, é necessário um governo estável capaz de agir e com maiorias confiáveis no Parlamento.”

O governo de Scholz colapsou após ele ter demitido o ministro das Finanças, Christian Lindner, em novembro. Com isso, o partido de Scholz, os Democratas Livres (FDP), deixaram o governo, fazendo com que o chanceler perdesse a maioria no Parlamento e mergulhando a Alemanha em uma crise política.

Com informações de g1 e CNN.

Compartilhe: