O presidente russo Vladimir Putin pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, neste sábado (28), pela queda do avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, que matou 38 pessoas. Putin admitiu que o sistema de defesa aéreo russo estava ativo durante o incidente, mas afirmou que foi ativado para abater drones ucranianos. Investigações preliminares sugerem que o avião foi abatido por um sistema de defesa aéreo russo.
“O presidente Vladimir Putin pediu desculpas pelo incidente trágico ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez expressou suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas, além de desejar uma rápida recuperação aos feridos”, disse o Kremlin em um comunicado.
De acordo com a agência de notícias russa Interfax, o presidente russo se desculpou com o presidente azerbaijano porque o incidente ocorreu em espaço aéreo russo. Na conversa entre os líderes de Estado, Putin sustentou a versão dada pela autoridade civil de aviação russa na sexta, de que o avião tentava pousar em Grozny, mas um ataque de drones ucranianos causou a queda da aeronave no Cazaquistão.
Veja também
Câmara responde a Flávio Dino e diz que líderes cumpriram lei sobre emendas
Imagens divulgadas na última sexta-feira (28) mostram buracos na fuselagem do avião.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que conversou com o presidente do Azerbaijão sobre a queda do avião e afirmou que a Rússia deve fornecer uma explicação sobre o ocorrido.
Com informações de g1.