Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentaram um informe técnico inédito sobre indícios de mineralização de manganês associados a cobalto e lítio no sudeste do Cráton do São Francisco, no município de Bom Despacho, interior de Minas Gerais.
O objetivo do relatório é divulgar esses novos indícios ao setor mineral, incentivando a realização de mais pesquisas que possam identificar ocorrências significativas na região.
Os resultados apontam duas evidências importantes de altas concentrações de manganês, acompanhadas de anomalias de cobalto e lítio, além de níveis consideráveis de bário, níquel, cobre e zinco, em rochas supergênicas.
Veja também
Flávio Dino suspende pagamento de emendas a ONGs que não seguem critérios de transparência
Apesar do pequeno volume e da extensão limitada, as amostras apresentaram concentrações relevantes de manganês (15% a 33%), cobalto (7.000 a 10.000 ppm) e lítio (2.000 a 5.000 ppm).
O relatório assinado pelos pesquisadores Paulo Henrique Amorim Dias, Cassiano Costa Castro e Liliane Cristina de Albuquerque Moura Mafra representa um ponto de partida para novas investigações sobre o potencial econômico e geológico desses minerais.
Clique aqui para acessar o informe técnico na íntegra.
Com informações do SGB.