ads
Geral -
Pesquisadores brasileiros encontram indícios de manganês com cobalto e lítio em MG
Termômetro da Política
Compartilhe:

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentaram um informe técnico inédito sobre indícios de mineralização de manganês associados a cobalto e lítio no sudeste do Cráton do São Francisco, no município de Bom Despacho, interior de Minas Gerais.

Resultados apontam duas evidências importantes de altas concentrações de manganês, acompanhadas de anomalias de cobalto e lítio (Foto: Divulgação/SGB)

O objetivo do relatório é divulgar esses novos indícios ao setor mineral, incentivando a realização de mais pesquisas que possam identificar ocorrências significativas na região.

Os resultados apontam duas evidências importantes de altas concentrações de manganês, acompanhadas de anomalias de cobalto e lítio, além de níveis consideráveis de bário, níquel, cobre e zinco, em rochas supergênicas.

Veja também
Flávio Dino suspende pagamento de emendas a ONGs que não seguem critérios de transparência

Apesar do pequeno volume e da extensão limitada, as amostras apresentaram concentrações relevantes de manganês (15% a 33%), cobalto (7.000 a 10.000 ppm) e lítio (2.000 a 5.000 ppm).

O relatório assinado pelos pesquisadores Paulo Henrique Amorim Dias, Cassiano Costa Castro e Liliane Cristina de Albuquerque Moura Mafra representa um ponto de partida para novas investigações sobre o potencial econômico e geológico desses minerais.

Clique aqui para acessar o informe técnico na íntegra.

Com informações do SGB.

Compartilhe: