Para aumentar a eficiência e proteger o patrimônio público de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (PP) firmou, nesta quinta-feira (9), um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Esse acordo visa integrar os sistemas contábil, financeiro e patrimonial da Prefeitura ao sistema Sagres Captura do Tribunal.
“Eu fico muito feliz porque a nossa gestão tem buscado transparência, eficiência e modernidade para que ela possa dar cada vez mais contribuição para que o dinheiro público seja tratado com responsabilidade. Essa parceria que estamos firmando hoje com o Tribunal de Contas, que já tinha com o Governo do Estado, é um passo largo nessa ação. Agora, o Tribunal de Contas vai poder ter acesso a todas nossas informações contábeis e operacionais de forma online. Isso vai agilizar a função principal do Tribunal de Contas, que é ação preventiva de orientação para que a gente possa, se for o caso, corrigir algo de forma imediata”, explicou Cícero Lucena.
Veja também
Pepe Mujica diz que câncer se espalhou e decide não adotar novos tratamentos
O TCE-PB fará o cruzamento de dados dos servidores municipais de João Pessoa com as suas bases digitais que reúnem informações de todas as estruturas públicas do Estado e municípios da Paraíba. A ideia é identificar e sanar qualquer irregularidade existente na contratação de pessoal e resguardar o patrimônio público.
O presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, avaliou como muito positiva a iniciativa do prefeito Cícero Lucena. Segundo o conselheiro, a cidade de João Pessoa será a primeira no país a ter seus sistemas interligados ao Tribunal de Contas.
“Isso demonstra, acima de tudo, a transparência. Porque a prefeitura está abrindo sua estrutura tecnológica, onde estão depositados todos os dados que são praticados na prefeitura para pleno conhecimento do Tribunal de Contas. Isso só acontece com o Siad, que é o sistema orçamentário financeiro do Estado da Paraíba. E agora, a Prefeitura de João Pessoa tira do papel e terna essa em realidade. Acredito que será o primeiro município do Brasil que vai interligar o seu sistema com o do Tribunal de Contas. É um avanço para a Prefeitura e um avanço para o Tribunal de Contas. Parabéns a todos que fazem a Prefeitura de João Pessoa”, destacou Nominando.
Fonte: PMJP