ads
Internacional -
Lewandowski e ministro da Justiça da França discutem estratégias de combate à desinformação
Termômetro da Política
Compartilhe:

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reuniu-se, nesta sexta-feira (10), em Paris, com o ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin. A principal pauta do encontro foi a união de esforços no combate à desinformação. O embaixador do Brasil em Paris, Ricardo Neiva Tavares, também participou do encontro.

Ministros também trataram do objetivo de dar maior celeridade à cooperação jurídica internacional (Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação)

Os representantes de ambos os países manifestaram preocupação com a ameaça representada pela utilização de novas tecnologias, sobretudo no ambiente digital, para práticas ilícitas e ações que promovem a disseminação de notícias falsas durante processos eleitorais e crises sanitárias, como ocorreu na pandemia da covid-19.

Veja também
Trump não será preso por condenação de fraude em pagamentos no caso Stormy Daniels

Em nome de duas grandes democracias do mundo, comprometidas com as liberdades fundamentais, as autoridades coincidiram quanto ao interesse de promover estratégias conjuntas e trocar experiências na defesa do Estado Democrático de Direito, diante dos desafios na atualidade mundial.

Durante a reunião, os ministros também trataram do objetivo de dar maior celeridade à cooperação jurídica internacional e de reforçar o enfrentamento do crime organizado transnacional, sobretudo o tráfico de entorpecentes e de pessoas.

Histórico

O encontro de Lewandowski e Darmanin dá continuidade ao processo de fortalecimento das relações entre o Brasil e a França, que mantêm parceria estratégica desde 2006. Em 2023, por ocasião da visita ao Brasil do presidente francês, Emmanuel Macron, foi lançado um plano de ação, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a implementação dessa parceria. Nesse documento, os dois chefes de Estado reafirmaram o compromisso com a democracia, com os direitos humanos e com o Estado Democrático de Direito.

Parcerias para pesquisas

Também integrou a agenda do ministro a participação no 1º Encontro de Alto Nível do International Research Center (IRC), que ocorreu na última quinta-feira (9) e na sexta-feira (10), na capital francesa. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Universidade de São Paulo (USP) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

O objetivo é estimular pesquisas acadêmicas sobre as políticas públicas do ministério, principalmente as de promoção do desenvolvimento sustentável, de defesa dos direitos dos povos indígenas e de combate à criminalidade na região Amazônica.

Lançado em 2023, o IRC foi criado para facilitar a cooperação interdisciplinar entre a comunidade científica da USP e a do CNRS em áreas como ciências sociais, meio ambiente, oceanografia, biologia, tecnologias quânticas, agricultura, descarbonização e metodologias computacionais. O grupo também estuda mecanismos para lidar com os desafios globais do mundo contemporâneo.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Compartilhe: