ads
Geral -
João e Cícero prestigiam posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas da Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), participaram da solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), cujo presidente passou a ser o conselheiro Fábio Túlio Nogueira. A cerimônia foi realizada na última sexta-feira (10), no Centro Cultural Ariano Suassuna.

Solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, como João Azevêdo (4º à esq.) e Cícero Lucena (1º à esq.) (Foto: Sérgio Lucena/Divulgação)

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual parabenizou os empossados e desejou êxito na gestão da Corte de Contas. “Eu desejo sucesso aos conselheiros Fábio Nogueira e André Carlo Torres na condução do TCE. Nós sabemos da experiência e competência que eles têm para comandar o trabalho do Tribunal, que vai além da fiscalização, mas no desempenho da função de assessoramento das gestões. Desde 2019, nós restabelecemos uma relação de diálogo e respeito com os Poderes Judiciário e Legislativo e órgãos de controle, celebramos diversas parcerias com o conselheiro Nominando Diniz nos últimos dois anos e vamos seguir fortalecendo as relações institucionais”, frisou João. 

Cícero destacou o aperfeiçoamento do TCE-PB. “Esta instituição ajuda tanto o serviço público paraibano, com a sua orientação, mas também a sua cobrança, para que os gestores cumpram o papel de respeitar o dinheiro público. O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, a cada mandato do seu presidente, se aperfeiçoa, fica dinâmico, monitorando, orientando e ajudando os gestores a cumprir o seu papel. Com certeza, o presidente Nominando Diniz cumpriu o seu papel nessa etapa. O novo presidente, Fábio Nogueira, com certeza irá dar continuidade na estrutura hoje tão eficiente desse Tribunal, com seu quadro de pessoal cumprindo seu papel de forma competente e eficiente”, disse o prefeito.

Veja também
A partir deste sábado, teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11

O presidente empossado do TCE-PB, Fábio Nogueira, fez questão de evidenciar o diálogo interpoderes e ressaltar que o papel da Corte de Contas não é necessariamente punir. “Nosso papel não é necessariamente punir. Embora, muitas vezes, não nos reste outros remédios. As medidas de cautela, por exemplo, estão entre os instrumentos utilizados para a correção de eventuais inconformidades, quanto previnem o desperdício, quanto evitam a malversação dos recursos públicos. As portas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba estarão sempre abertas para orientar, para dirimir dúvidas, sobretudo em início de gestão, quando estas são mais frequentes, além do acompanhamento técnico personalizado, a nossa escola de contas, as inúmeras ferramentas de controle e o espaço cidadania se destinam a esse fim”, discursou.

Nominando Diniz transmitiu o cargo de presidente do TCE-PB lembrando algumas das parcerias firmadas com a Prefeitura de João Pessoa e ressaltando a responsabilidade e a transparência pública da gestão. “O grande avanço com a Prefeitura de João Pessoa foi ontem [quinta-feira]. Nós assinamos um convênio e a Prefeitura irá disponibilizar, em tempo real, todos os seus atos, receitas, despesas, licitações, para que o Tribunal acompanhe passo a passo. Isso já acontece com o Estado e agora vai acontecer com a Prefeitura de João Pessoa. E essas parcerias acontecem porque a minha visão é que punir apenas não resolve, porque muitos erros acontecem por desconhecimento. Assim, se você orienta, capacita e demonstra que está para ajudar, a coisa melhora”, completou.

Nova Mesa Diretora

Além de Fábio Nogueira, novo presidente do TCE-PB, também assumiram os respectivos cargos na Mesa Diretora o vice-presidente, conselheiro André Carlo Torres Pontes; e o corregedor-geral, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho. Da mesma forma, o conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias, que será o ouvidor-geral.

Durante a sessão solene, ainda foram empossados os presidentes das Câmaras Deliberativas. O conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho assume a presidência da 1ª Câmara e Arnóbio Alves Viana será o novo presidente da 2ª Câmara. O conselheiro Fernando Rodrigues Catão será conduzido para a coordenação da Escola de Contas Otacílio Silveira.

Com informações de PMJP e Secom-PB

Compartilhe: