ads
Geral -
Escola Filhos do Sol, em João Pessoa, já aplicava restrição de celulares antes da lei sancionada 
Termômetro da Política
Compartilhe:

Com o início de um novo ano letivo, é importante que pais e responsáveis se atentem ao desenvolvimento integral das crianças. Enquanto escolas de todo o país vão precisar se adaptar à lei que restringe o uso do telefone celular em salas de aula, a Escola Filhos do Sol, em João Pessoa, já coloca em prática. Antes da sanção da lei, pesquisadores da pedagogia Waldorf já alertavam que a exposição excessiva a telas (computadores, tablets, TVs) é prejudicial ao desenvolvimento cognitivo infantil.

A missão da Escola Filhos do Sol é abrir caminhos para que a infância seja vivenciada em plenitude (Foto: Instagram/Divulgação)

O uso de telas pelas crianças possibilita o acesso aos mais diversos conteúdos, incluindo os inapropriados, além de estar associado, em alguns casos, ao aumento de ansiedade e depressão, devido à hiperestimulação. “[Com o uso das telas] não tem a criação de outras possibilidades, não possibilita a diversidade cognitiva e a criatividade das crianças”, disse a diretora da Escola Filhos do Sol, Stéfanie Salgueiro.

A pedagogia Waldorf

Na pedagogia Waldorf, o uso de telas é introduzido apenas aos 14 anos, durante o Ensino Médio. Até então, os alunos desenvolvem habilidades artísticas, manualidades e aprendem conteúdos curriculares por meio de experiências práticas e interativas. Isso permite que eles vivenciem a realidade de maneira tangível, em vez de virtuais. Por isso, a pedagogia Waldorf é conhecida como “Pedagogia do Fazer”, ela incentiva crianças a pensar criticamente, buscar conhecimento e explorar sua criatividade.

Para Stéfanie Salgueiro, “as crianças precisam viver o que é real, verdadeiro, é sentir a terra, perceber os ciclos da natureza, e quando a gente apresenta a tela para a criança, a gente tira a criança e joga para o mundo virtual, e faz com que ela não se perceba. A pedagogia Waldorf traz o respeito com os ciclos da vida”.

Veja também
Parecer da PGR é contra contra autorização para viagem de Bolsonaro à posse de Trump

De acordo com os princípios fundamentais da pedagogia Waldorf, destacados pelo pesquisador Valdemar W. Setzer, o contato com o belo, o bom e o verdadeiro desenvolve a capacidade crítica das crianças para distinguir o que é prejudicial, feio ou falso. 

Setzer ilustra essa ideia com o exemplo das figuras de dinossauros: crianças que brincam com elas não associam esses animais à agressividade até que sejam expostas a representações distorcidas, como alguns que aparecem em filmes e desenhos.

Lei que restringe uso do telefone celular em escolas é sancionada no Brasil

Na última segunda-feira (13), o presidente Lula (PT) sancionou o Projeto de Lei 104/2015, que limita o uso de dispositivos eletrônicos portáteis, especialmente telefones celulares, em salas de aula de todo o Brasil. Há exceções, como o uso para fins pedagógicos, sob supervisão dos professores, ou em casos de pessoas que precisam de apoio para acessibilidade. No entanto, a lei restringe o uso em sala, nos intervalos e para fins pessoais.

Inspirada na Austrália, a Indonésia também está considerando uma nova lei para estabelecer idade mínima no uso de redes sociais. O objetivo é proteger as crianças, de acordo com a ministra das Comunicações do país. 

Sobre a escola Filhos do Sol

Guiada pela pedagogia Waldorf, a Escola Filhos do Sol nasceu em 2015 de um ideal coletivo. Após dois anos de estruturação, teve a sua abertura em 2017. Atualmente, oferece educação de qualidade para crianças do maternal (iniciando com 1 ano e 6 meses) ao 4º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: