ads
Internacional -
União Europeia intensifica investigação sobre o X
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em meio a suspeitas de manipulação dos algoritmos da rede social digital X para fins políticos, a Comissão Europeia, braço Executivo da União Europeia (UE), anunciou a ampliação das investigações sobre o X. “Hoje, estamos tomando novas medidas para esclarecer a conformidade dos sistemas de recomendação do X com as obrigações” previstas na Lei de Serviços Digitais (DSA), disse a comissária europeia para Soberania Tecnológica, Henna Virkkunen.

O X violou regras da União Europeia sobre moderação de conteúdo (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

A União Europeia começou a investigação sobre o X em dezembro de 2023, com foco nos mecanismos internos da plataforma de propriedade de Elon Musk para impedir a disseminação de fake news ou conteúdos ilegais.

A Comissão solicitou que a rede social enviasse documentos internos sobre o design e o funcionamento dos algoritmos de recomendação de conteúdo, além de detalhes sobre moderação e a popularização de algumas contas.”Essas medidas permitirão que os serviços da Comissão levem em consideração todos os fatos relevantes na avaliação complexa de riscos sistêmicos sob a DSA”, disse a Comissão em um comunicado.

Veja também
Moraes nega novo pedido de viagem de Bolsonaro aos EUA

Musk vê a DSA como uma ferramenta de controle da UE.

Um porta-voz de assuntos digitais da Comissão, Thomas Regnier, negou relatos de que a UE havia interrompido as investigações para evitar tensões com os Estados Unidos. Segundo o porta-voz, o anúncio desta sexta-feira é “completamente independente de quaisquer considerações políticas”.

Com informações de Exame.

Compartilhe: