ads
Internacional -
OMS espera que Trump mude decisão sobre saída dos EUA
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou o desejo de que o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconsidere a decisão de retirar o país da organização. Trump anunciou a saída dos Estados Unidos da agência de saúde da ONU nessa segunda-feira (20), logo após sua cerimônia de posse.

Sede da OMS em Genebra, na Suíça (Foto: U.S. Mission Geneva/ Eric Bridiers/Flickr)

“A OMS desempenha um papel crucial na proteção da saúde e da segurança da população mundial, incluindo de norte-americanos, abordando causas profundas de doenças, construindo sistemas de saúde mais fortes e detectando, prevenindo e respondendo a emergências em saúde, incluindo surtos, geralmente em locais perigosos, onde outros não podem ir,” disse a OMS.

Veja também
Especialistas avaliam que Trump deve reduzir influência dos EUA sobre outros países

Em nota publicada nesta terça-feira (21), a OMS destacou que os Estados Unidos figuram dentre os membros fundadores da entidade e têm participado na definição e gestão dos trabalhos desde então, juntamente com outros 193 Estados-membros, por meio de sua ação ativa na Assembleia Mundial da Saúde e no conselho executivo da entidade.

Vidas salvas

“Por mais de sete décadas, a OMS e os Estados Unidos salvaram incontáveis vidas e protegeram norte-americanos e toda a população global de ameaças à saúde. Juntos, eliminamos a varíola e levamos a poliomielite à beira da erradicação. Instituições norte-americanas contribuíram e foram beneficiadas por essa adesão como Estado-membro da OMS”, argumentou a organização.

“Esperamos que os Estados Unidos reconsiderem e esperamos poder engajar em um diálogo construtivo para manter a parceria entre o país e a OMS, para o benefício da saúde e do bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo”, concluiu a nota.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
donald trumpeuaoms