Usuários do Instagram e Facebook, redes sociais da empresa Meta, estão reclamando de um problema inesperado desde a posse de Donald Trump e J.D. Vance nos Estados Unidos. Eles afirmam que passaram a seguir automaticamente os perfis oficiais (@potus e @vp) dos novos presidente e vice sem terem dado esse comando. Além disso, alguns usuários relatam que, ao tentarem dar unfollow nos perfis, aparecem novamente como seguidores. A cantora Demi Lovato disse que isso aconteceu com ela no caso da conta @vp, de J.D. Vance. “Deixei de seguir esse cara duas vezes hoje”, afirmou a artista em seus stories no Instagram. “Que negócio sombrio, Meta”, acrescentou, usando um palavrão.
A Meta negou, nesta quarta-feira (22), que os usuários tenham sido obrigados a seguir automaticamente os perfis oficiais do presidente e vice-presidente dos Estados Unidos. A empresa disse que as contas são gerenciadas pela Casa Branca e que, durante a transição entre presidentes, o conteúdo nas contas é alterado. Com isso, os usuários que seguiam os perfis @potus e @vp durante a gestão de Joe Biden e Kamala Harris continuam como seguidores dos perfis agora vinculados a Trump e Vance, pelo menos inicialmente. A empresa também alegou que, enquanto a transição acontece, “pode demorar um tempo até que os pedidos para seguir ou deixar de seguir sejam efetivados”.
“As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram do Presidente, Vice-Presidente ou Primeira-dama. Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca, então, com uma nova administração, o conteúdo dessas Páginas muda”, afirmou Andy Stone, porta-voz da Meta, em uma publicação no Threads.
“Esse é o mesmo procedimento que seguimos durante a última transição presidencial. Pode levar algum tempo para que as solicitações de seguir e deixar de seguir sejam processadas, pois essas contas mudam de mãos”, acrescentou.
A troca do perfil @potus, de Joe Biden para Donald Trump, aconteceu ainda na última segunda-feira (20), em meio à posse do republicano. Ao mesmo tempo, a conta @vp, que estava sendo usada pela então vice-presidente Kamala Harris, foi repassada para J.D. Vance.
A reportagem capturou uma imagem do @potus, já com Donald Trump, às 14h21 do dia 20 de janeiro. Naquele momento, a conta aparecia com apenas 8.735 seguidores, número que foi crescendo ao longo do dia, mostrando que a migração de seguidores não foi imediata. Além disso, a reportagem constatou que nem todos os usuários que seguiam o @potus sob Biden se tornaram seguidores desse perfil após a posse de Trump.
Com informações de g1.