Geral -
PF deflagra operação para combater desvios de recursos públicos em prefeitura
Termômetro da Política
Compartilhe:
Investigação apura crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e fraude em licitação ou contrato público (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado para o desvio de recursos públicos na prefeitura municipal de Capixaba, interior do Acre, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação Hipertermia.

As investigações, que começaram em novembro de 2024, descobriram um esquema que envolvia funcionários públicos, uma empresa de manutenção e instalação de ar-condicionado, e pessoas usadas como “laranjas”.

Veja também
Galípolo abre primeira reunião do Copom como presidente do Banco Central

Segundo as apurações, os participantes do esquema manipulavam os valores dos serviços realizados, emitindo notas fiscais com valores inflacionados para que parte do dinheiro fosse desviado para determinados funcionários públicos.

Foram executados três mandados de busca e apreensão em locais de Capixaba, todos autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Os envolvidos poderão ser processados pelos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e fraude em licitação ou contrato, além de outros delitos correlatos, com penas que podem ultrapassar 25 anos de reclusão.

Fonte: Polícia Federal

Compartilhe: