Para minimizar os inconvenientes para a população, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) continua a monitorar e fiscalizar a greve dos motoristas de ônibus, que começou nessa segunda-feira (27). O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP) enviou à Autarquia documentos alarmantes sobre a quantidade de ônibus em funcionamento durante esta paralisação.
Após análise, ficou constatado que a categoria não cumpriu a determinação do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) que estipulou frota mínima de 60% em circulação. Apenas 25,49% dos veículos realizaram viagens. A planilha com o quantitativo levou em consideração viagens realizadas entre 7h45 (horário do início de circulação) e 12h.
Diante desta situação, adesivos foram confeccionados e aplicados nos ônibus para melhor identificar o número de veículos em circulação, assim como garantir que a frota estipulada pelo TRT-PB esteja ativa.
A Semob-JP considera legítima e democrática a reivindicação por melhorias para a categoria, mas mantém seu compromisso com as pessoas, seguindo atenta e à disposição para auxiliar nas negociações, na certeza de que os usuários do transporte público não podem ser prejudicados.
As faixas exclusivas de ônibus estão liberadas enquanto durar o movimento grevista, podendo ser utilizadas por qualquer outro veículo comum, como carros e motocicletas. A medida foi anunciada pela Semob-JP desde que a paralisação foi iniciada.
Alguns corredores com faixas exclusivas na cidade:
– Avenida Josefa Taveira
– Avenida Epitácio Pessoa
– Avenida Vasco da Gama
– Avenida Getúlio Vargas
– Avenida Pedro II
– Avenida Padre Meira
– Rua Guedes Pereira
Fonte: PMJP