ads
Internacional -
Celac cancela reunião para discutir crise entre Colômbia e Estados Unidos
Termômetro da Política
Compartilhe:

Honduras cancelou uma reunião de emergência da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), solicitada pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que estava prevista para esta quinta-feira (30). O objetivo da reunião era debater a crise diplomática entre a Colômbia e os Estados Unidos.

Cancelamento foi divulgado pela presidente de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya (Foto: Reprodução/X)

“Honduras, no exercício da Presidência rotativa da Celac, cancelou a reunião extraordinária de chefes de Estado e de Governo”, declarou o ministério em um comunicado.

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, havia convocado os líderes da Celac no domingo para discutir temas como “migração, meio ambiente e unidade latino-americana e caribenha”. Ela mencionou que a reunião seria realizada em formato híbrido e que Petro confirmou sua presença em Tegucigalpa, a capital hondurenha.

Veja também
Dia da Visibilidade Trans: Suprema Corte brasileira assegura direitos de travestis e transexuais

O Ministério das Relações Exteriores de Honduras destacou que o país tem promovido discussões sobre “os migrantes e seus direitos, tanto em trânsito para o país de destino quanto sob as leis dos Estados Unidos, bem como os efeitos e o impacto social e econômico na região”.

As deportações em massa de migrantes iniciadas pelos EUA foram apontadas como uma “preocupação comum que deve ser tratada de maneira objetiva e responsável”, segundo o comunicado.

A convocação da reunião pela organização ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas, restrições de vistos e outras medidas retaliatórias contra a Colômbia.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe: