O prefeito Cícero Lucena (PP) discursou na abertura dos trabalhos da 19ª Legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (4). O chefe do Executivo prestou contas de seu mandato anterior e anunciou ações para a nova gestão.
Cícero Lucena agradeceu aos vereadores pela parceria firmada durante o mandato passado. “Não poderia começar a minha fala sem registrar a gratidão à Legislatura passada da CMJP. Aqui fica registrada minha gratidão aos que aqui estavam e desempenharam um papel fundamental para as conquistas e os avanços que tivemos na gestão municipal nos últimos quatro anos”, declarou.
O prefeito destacou que João Pessoa foi a capital do Nordeste que mais gerou emprego, proporcionalmente, para sua população. Segundo o gestor, a cidade gerou 48 mil novos empregos durante os últimos quatro anos. “Isso reforça a convicção de que promover a geração de emprego e renda é o melhor programa social que podemos oferecer”, afirmou. “João Pessoa hoje é uma cidade que se destaca em diversas áreas. Temos uma gestão que trabalha incansavelmente para transformar nossa cidade em um local mais justo e acolhedor para todos”, reforçou.
Veja também
Hugo diz que boné não serve para resolver os problemas do país
Cícero Lucena destacou a boa saúde fiscal, o alto nível de investimentos realizados na cidade e o selo ouro em transparência pública recebido pela gestão. “A cidade cresceu 15,3% em população. O mundo tem reconhecido João Pessoa como turismo de excelência. Somos carinhosamente chamados de ‘queridinha do Brasil’ e isso é resultado de um trabalho árduo e planejado”, afirmou, destacando as parcerias realizadas que garantiram recursos importantes para essa conquista.
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Das ações citadas pelo gestor na área de mobilidade urbana, destacam-se: as 1.500 pavimentações de ruas e padronização de calçadas; a entrega da primeira etapa viária do Parque José Maranhão, antigo Aeroclube; a inauguração de novos terminais de integração e a renovação da frota de ônibus. “Foram 120 novos ônibus e 30 geladinhos. Somos a terceira cidade com a frota mais nova de veículos, e vamos renovar mais 70 ônibus”, garantiu.
Em parceria com a Agência Francesa e o Governo do Estado, o gestor afirmou que será implantado um sistema de mobilidade urbana moderno, com a construção de cinco novos terminais de integração e faixas exclusivas de ônibus feitas em concreto, que garantem a durabilidade de 30 anos.
Cícero Lucena destacou a substituição por iluminação de LED em 30 bairros na cidade. “Como resultado, temos eficiência, economia e respeito ao meio ambiente. O objetivo é iluminar toda a cidade por meio de LED ainda este ano”, declarou o gestor, salientando também que será instalada a geração de energia fotovoltaica nos prédios da Prefeitura. “A ideia é gerar 100% de energia renovável nos prédios e também na iluminação pública”, afirmou.
Em parceria com o Governo do Estado, o prefeito elencou obras caracterizadas por ele como “investimentos históricos”, como a construção dos viadutos de Água Fria e do Bairro das Indústrias; e as ligações entre o Altiplano e a Cidade Universitária e o Parque das Três ruas com a Universidade. Ele destacou ainda que será construída uma grande rotatória para absorver o grande volume de veículos na saída da Zona Sul.
Novas secretarias
Cícero Lucena anunciou a criação de três novas secretarias: a Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal; a Secretaria de Serviço Urbano e Zeladoria; e a Secretaria Municipal de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico. O prefeito citou o crescimento da população de João Pessoa, sendo também uma das capitais que mais cresce economicamente, com a projeção do PIB em 7,7%. “Tenho uma responsabilidade como prefeito de convocar todos que possam nos ajudar para preservar a qualidade de vida e para que a cidade possa melhorar de forma sustentável. A prefeitura não poderia continuar do mesmo tamanho”, justificou.
Sobre a Secretaria de Zeladoria, o gestor destacou a grande quantidade de praças e parques na cidade. “Gestor responsável não quer só inaugurar, mas preservar o que já é patrimônio da população”, afirmou. “Precisamos de uma unidade que pense, trabalhe e aja diariamente pensando no Centro Histórico”, afirmou, justificando o órgão dedicado ao Centro Histórico.
Educação
“João Pessoa é um verdadeiro exemplo a ser seguido. Somos destaque em alfabetização, chegando a 96% dos alunos concluindo o ensino fundamental com até 16 anos, superando a média nacional, que é 86%”, declarou Cícero Lucena, destacando ainda que a gestão paga o melhor salário dos professores e profissionais da educação do Norte-Nordeste.
Cícero Lucena destacou a reforma de 42 escolas e 110 ordens de serviço de reforma nas escolas restantes, todas seguindo um padrão de qualidade, com tecnologia, ar-condicionado e desenvolvimento de atividades culturais e esportivas. Ele salientou ainda a distribuição de tablets com internet aos alunos, além de Chromebooks aos professores.
O gestor também afirmou que a Rede Municipal possui 2.400 cuidadores de autistas e que o processo de matrícula de alunos foi facilitado com a implantação da matrícula automática dos estudantes que passaram por média e a abertura das demais matrículas pela internet. “Ano passado tivemos 73 mil alunos, dos quais 5 mil terminaram o nono ano. Este ano, 14 mil novos alunos se matricularam, ou seja, mais 9 mil alunos, e a Prefeitura estava planejada para isso. Estamos vendo o reconhecimento do nosso trabalho pela população”, afirmou.
Saúde
Cícero Lucena destacou que a Saúde segue como prioridade da gestão. “Entregamos cinco unidades de saúde e, até o meio do ano, vamos entregar outras cinco para voltarmos a ter 100% de cobertura do serviço”, garantiu. Ele destacou ainda o retorno do programa ‘Remédio em Casa’ e o sucesso do ‘Opera Mais JP’, que já realizou mais de 20 mil procedimentos cirúrgicos. O gestor acrescentou que pretende criar cinco ‘Upinhas’, com atendimento 24h, com equipe semelhante à da unidade básica e pediatra em cada distrito; e centro de imagens, com a realização de mamografias, ultrassonografias, ecocardiograma e eletrocardiograma em cada distrito.
O gestor destacou que os exames laboratoriais já são colhidos nas unidades de saúde e que o resultado fica disponível pela internet para o médico e para o paciente, caso este seja cadastrado. Ele citou ainda o novo centro de hemodinâmica e hemodiálise no Hospital Santa Izabel e a criação do Hospital do Câncer no antigo Prontovida. “Temos o compromisso de trabalhar e cuidar daqueles que mais precisam”, enfatizou.
Habitação
Cícero Lucena destacou a entrega de 1.280 novas casas; a construção de 740 novos imóveis no Complexo Beira-Rio; a escritura pública para 6 mil famílias; a entrega do primeiro residencial vertical voltado para a população Quilombola, com 80 apartamentos; a construção de 416 unidades habitacionais para famílias da comunidade Dubai, que hoje conta com apoio do aluguel social; além de mais de 10 mil imóveis com isenção de ITBI. “Isso aqueceu o mercado da construção civil de João Pessoa, que hoje é a indústria que mais emprega e mais cresceu”, salientou.
Cultura e Esporte
Na área de Cultura, o prefeito destacou o projeto Viva o Centro, a entrega da reforma do Conventinho e as reformas do Paço Municipal e do Ponto de Cem Réis em andamento. “Nossa cidade vive e respira cultura”, enfatizou Cícero Lucena, destacando a realização dos projetos Forró Verão, Folia de Rua, Carnaval Tradição e São João Multicultural.
O gestor destacou a realização de eventos de esportes na Capital. “Hoje, a nossa maratona é a terceira maior do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou. O programa Campeão do Amanhã, que atende mais de 5 mil jovens, e a construção de academias ao ar livre também foram citados. “Vamos construir 10 academias ao ar livre, oferecendo lazer, saúde e inclusão”, declarou.
Turismo
Ainda em parceria com o Governo do Estado, o gestor destacou o projeto Orla Sul e a construção de 16 mil novos leitos hoteleiros, além da Escola de Turismo para capacitação de mão de obra do setor. “Toda mão de obra qualificada já está contratada. Vamos garantir o crescimento físico, mas também com qualidade”, justificou.
Segurança
Cícero Lucena destacou a implantação do ‘JP Segura’ e a criação da Central de Monitoramento da Guarda Civil. Ele também ressaltou que todas as escolas e unidades de saúde são monitoradas e que vai implantar um sistema integrado de monitoramento, com reconhecimento facial, e interligação de câmeras de condomínio.
Ações Sociais
Na área social, o prefeito destacou a realização do programa ‘Bora Comer’, que já ofereceu mais de um milhão de refeições; e o programa Pão e Leite, que atende atualmente 12 mil famílias e que a gestão pretende ampliar para 24 mil famílias. Ele afirmou também que pretende dobrar o número de cozinhas comunitárias.
Meio Ambiente
O prefeito destacou a adesão ao programa ‘Papel Zero’ que, segundo ele, conseguiu uma economia anual de R$ 15 milhões, além da eficiência nos serviços e processos distribuídos.
Fonte: CMJP