Para expandir os serviços no Instituto Casa Azul, Centro de Atendimento ao Autista (CAA) no Brejo Paraibano, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton (PSB), recebeu nessa terça-feira (4) prefeitos e representantes das cidades de Arara, Bananeiras, Belém, Borborema, Cacimba de Dentro, Casserengue, Dona Inês, Solânea e Serraria. O objetivo do encontro foi renovar o convênio e fortalecer a cooperação com esses municípios para aumentar a capacidade de atendimento. Serão investidos R$ 789 mil no Instituto, através do convênio, e os municípios enviarão mais profissionais multidisciplinares para melhorar ainda mais a qualidade do serviço. O local oferece atendimento a crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA).
Pollyanna celebrou a parceria firmada com as prefeituras, destacando que o CAA promove a inclusão social e garante a dignidade as crianças e aos jovens com TEA. “É fundamental que os serviços públicos estejam cada vez mais próximos das pessoas que mais precisam e é por isso que o Governo do Estado decidiu renovar o convênio e ampliar o atendimento no CAA de Solânea. Através de uma parceria firmada com nove prefeitos da região, nós vamos melhorar ainda mais o trabalho que é desenvolvido no Instituto Casa Azul e que tem transformado vidas, proporcionado dignidade e inclusão para centenas de crianças”, afirmou.
Veja também
Hugo diz que boné não serve para resolver os problemas do país
O prefeito de Solânea, Jucian Jad, considerou o quão importante será essa parceria para a região. “Essa reunião foi extremamente importante porque a gente não só renova o convênio, como amplia o apoio, junto com outros prefeitos da região, ao Instituto Casa Azul. Somos uma rede e estamos de mãos dadas por uma excelente causa”, destacou.
Emília de Oliveira, coordenadora estadual de política pública para a Pessoa com Deficiência, ressaltou que o CAA é uma referência para outros estados brasileiros. “É um momento muito importante porque reafirma uma posição de compromisso do governo do Estado e das prefeituras, de atender os seus munícipes e de garantir os direitos, porque é necessário que esses usuários sejam atendidos próximo às suas residências. E esse convênio já é reconhecido fora da Paraíba. Outros estados nos procuram para saber como é que foi feito. Ou seja, somos um exemplo para outros estados do Brasil”, contou.
A coordenadora do Instituto Casa Azul, Edilma Azevedo, explicou que o Instituto é uma clínica-escola para atendimento de autistas. “Graças ao governador João e a secretária Pollyanna, foi assinada hoje a pactuação com nove prefeituras em prol do Instituto Casa Azul, onde atendemos 600 autistas do Brejo Paraibano. Nós desenvolvemos um trabalho de clínica-escola e costumo dizer que o local é uma rede de amor para atender os nossos autistas, com diversos profissionais como psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista, odontólogo, neuropsicólogo e outros. E, através dessa parceria, vamos proporcionar um atendimento melhor para nossas crianças autistas”, comemorou.
Participaram da reunião os prefeitos Antônio Judivan, Antônio Justino, Eneias Caboco, José Amancio Ramalho, Jucian Jad e Nelinho Costa.
Fonte: Assessoria de imprensa