Cultura -
Morre aos 84 anos um dos fundadores do Cinema Novo, o cineasta Cacá Diegues
Termômetro da Política
Compartilhe:

O cinema brasileiro está de luto. Morreu na madrugada desta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, o cineasta Cacá Diegues. Um dos fundadores do movimento Cinema Novo, ele faleceu aos 84 anos devido a complicações em uma cirurgia. O hospital onde estava internado e o tipo de procedimento ao qual se submeteu não foram divulgados.

O velório está marcado para esta tarde, em horário ainda a ser definido, na Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição da qual Cacá era membro imortal.

Cacá Diegues ocupava a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (Foto: Divulgação)

Durante sua carreira, Diegues dirigiu mais de 20 longas-metragens, com destaque para obras premiadas como “Xica da Silva” (1976), “Bye bye Brasil” (1980), “Veja esta canção” (1994), “Tieta do Agreste” (1995) e “Deus é brasileiro” (2003). Outros filmes de sua autoria incluem “Ganga Zumba” (1964), “Os herdeiros” (1969), “Joanna Francesa” (1973), “Chuvas de verão” (1978), “Quilombo” (1984), “Um trem para as estrelas” (1987), “Orfeu” (1999), “O maior amor do mundo” (2005) e “O grande circo místico” (2018), inspirado na obra do poeta Jorge de Lima.

Veja também
De nepo babies a reis do gado: relação entre Arthur Lira e Hugo Motta vai da política à pecuária

Em 2012, Cacá Diegues foi homenageado no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

ABL

Cacá Diegues foi eleito como ocupante da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2018. Ele herdou o lugar deixado pelo também cineasta Nelson Pereira dos Santos. Os dois eram amigos.

Antes deles, a Cadeira 7 já pertenceu a nomes como o do escritor Euclides da Cunha e do fundador da ABL Valentim Magalhães – que escolheu como patrono Castro Alves. Outros ocupantes: Euclides da Cunha, Afrânio Peixoto, Afonso Pena Júnior, Hermes Lima, Pontes de Miranda, Dinah Silveira de Queiroz e Sergio Corrêa da Costa.

Família

Cacá Diegues era pai de quatro filhos, sendo dois deles do casamento com a cantora Nara Leão. Ele era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães. O cineasta também deixa três netos.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: