O Senado anunciou a nomeação de Danilo Augusto Barboza de Aguiar como novo secretário-geral da Mesa Diretora. Ele deixa o cargo de consultor-geral da Consultoria Legislativa da Casa para assumir a nova função. Danilo Aguiar substitui Gustavo Sabóia, que estava no cargo desde abril de 2021. A decisão foi formalizada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e publicada no Boletim Administrativo do Senado da sexta-feira (21).
Servidor de carreira do Senado desde 2004, Danilo de Aguiar é formado em direito e tem mestrado em Direito Constitucional. Danilo de Aguiar destacou o desafio que representa a função, mesmo com mais de duas décadas de experiência na Casa.
“Estar à frente da SGM é um desafio enorme, mesmo depois de 20 anos como servidor do Senado. Chego com a expectativa de que encontrarei uma equipe comprometida e motivada para apoiar os trabalhos legislativos e o exercício do mandato parlamentar. Agradeço, enfim, a confiança do presidente Davi Alcolumbre em me incumbir esta missão”, disse à reportagem.
Veja também
Pablo Marçal é condenado a 8 anos de inelegibilidade
Ao se despedir da função, Sabóia afirmou que estar à frente da Secretaria-Geral da Mesa foi a sua maior honra profissional. Também recordou o início de sua gestão, que coincidiu com a pandemia:
“Os desafios a serem enfrentados foram inúmeros. Desde o desalentador retorno ao ‘bunker‘, devido ao recrudescimento da pandemia, até os desafios impostos pela retomada dos trabalhos das comissões e a posterior adoção do sistema semipresencial, o corpo técnico do Senado teve que se adaptar e se superar diariamente.”
O ex-secretário prestou uma homenagem aos servidores da Casa e ao ex-presidente Rodrigo Pacheco, além de estender seus votos de sucesso ao novo secretário-geral da Mesa, Danilo Aguiar, e desejar sorte ao presidente Davi Alcolumbre no biênio que se inicia.
Fonte: Agência Senado