A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (25) a operação Cleaning Shops, com o objetivo de investigar crimes de lavagem de dinheiro, contrabando de cigarros e organização criminosa no Rio Grande do Sul.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão: um em Viamão e outro em Porto Alegre.
Entre os bens apreendidos estão dois veículos, três imóveis – uma casa em Viamão e dois apartamentos em Porto Alegre -, além do bloqueio de uma conta bancária. O valor total dos bens apreendidos é estimado em R$ 3 milhões.
Veja também
CNJ prorroga afastamento do juiz federal Marcelo Bretas por mais 90 dias
A investigação teve início em 2020, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaecco) no âmbito estadual, e foi assumida pela PF após a descoberta de indícios de que a lavagem de dinheiro estava relacionada ao contrabando de cigarros. Durante as investigações, foram identificadas provas de que o grupo criminoso utilizava uma estrutura para lavar recursos ilícitos por meio da compra de bens móveis e imóveis em nome de terceiros.
Além disso, foram registradas cinco prisões em flagrante ligadas ao grupo, com a apreensão de cigarros contrabandeados. O valor total da carga apreendida chega a R$ 16 milhões.
Fonte: Polícia Federal