Com o apoio financeiro do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), vinculado às Nações Unidas, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da colaboração do Governo da Bahia, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica deu início às suas atividades no Brasil. O objetivo principal é melhorar as condições de vida de aproximadamente 352 mil pessoas que residem em áreas rurais do estado da Bahia. A iniciativa visa enfrentar os principais problemas ambientais da região da Mata Atlântica baiana, reconhecida como um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta. Batizado também de Parceiros da Mata, o projeto receberá um investimento total de US$ 150 milhões para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental na área.
Essa iniciativa abordará os principais desafios ambientais na região da Mata Atlântica da Bahia, um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo. Serão abordadas questões como a degradação ambiental, a baixa produtividade agrícola, o acesso precário a serviços de assistência técnica, o saneamento inadequado e a vulnerabilidade dos sistemas de produção dos agricultores familiares à mudança climática.
A diretora regional do Fida para a América Latina e o Caribe, Rossana Polastri, ressaltou que “a parceria com o BID permite que o Fida intensifique os investimentos em recuperação ambiental, nutrição e soluções digitais, ao mesmo tempo em que amplia nossas operações em segurança hídrica e saneamento rural, em linha com nosso objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável das famílias rurais em uma das regiões mais vulneráveis do Brasil”.
Veja também
Economia brasileira cresce 3,4% em 2024; é o quarto ano seguido de expansão
ARTIGO: Alta tensão para o Choque-Rei
A representante do BID no Brasil, Annette Killmer, afirmou que “com base em nossa parceria bem-sucedida com o Fida, esse novo Projeto será fundamental para promover o desenvolvimento sustentável, com foco nos municípios mais carentes. É importante enfatizar a prioridade que o Projeto concederá às mulheres, aos jovens e aos Povos e Comunidades Tradicionais. Por exemplo, metade dos beneficiários serão famílias dirigidas por mulheres”.
“O Projeto Parceiros da Mata é mais um passo importante na nossa missão de fortalecer a agricultura familiar, proteger a biodiversidade e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. Com essa parceria entre o Governo da Bahia, o Fida e o BID, vamos ampliar o acesso à água, ao saneamento e à assistência técnica, garantindo mais dignidade e oportunidades para quem vive e produz na Mata Atlântica baiana, garantindo o futuro pra nossa gente”, disse Jerônimo Rodrigues, Governador da Bahia.
O estado da Bahia, localizado na região mais pobre do Brasil, o Nordeste, é o maior estado da região, com uma população de mais de 14 milhões de habitantes, dos quais quase 29% residem em áreas rurais.
A pobreza na Bahia continua sendo uma questão de notável relevância, com 63,8% da população abaixo da linha da pobreza. A insegurança alimentar ainda afeta 45,3% da população,sendo que 6,3% sofrem com a fome – insegurança alimentar grave.
Nesse contexto, o Parceiros da Mata replicará as metodologias que o Fida desenvolveu com sucesso no Sertão para o bioma Caatinga e as adaptará ao bioma Mata Atlântica, além de oferecer a oportunidade de introduzir práticas inovadoras, como o Pagamento por Serviços Ambientais e a gestão de resíduos sólidos.
O trabalho conjunto entre o Fida e o BID servirá de modelo para futuras colaborações no bioma da Mata Atlântica brasileira, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento rural, reduzir a pobreza e a fome e promover práticas ambientais resilientes e sustentáveis.
Esta é a segunda iniciativa que o Fida e o BID financiam conjuntamente no Brasil, após o Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), que começou a ser implementado em 2023 para aumentar a renda dos pequenos agricultores e melhorar a segurança alimentar e nutricional nas bacias hidrográficas dos rios Piauí e Canindé, alcançando 210.000 pessoas da zona rural.
O Fida espera fortalecer e expandir sua colaboração com o BID no Brasil, e em toda a região Nordeste, para
maximizar seu alcance e impacto, aumentando sua capacidade de reduzir a pobreza, aumentar a produção agrícola e melhorar o acesso aos mercados.
Consolidando uma parceria de 27 anos, este é o terceiro projeto do Fida em parceria com o Governo da Bahia. O Parceiros da Mata também buscará ampliar as boas práticas e lições aprendidas do Projeto Pró-Semiárido (PSA), que se encerrou em setembro de 2024, após apoiar 70 mil famílias a conquistarem uma melhor convivência com o semiárido em 32 municípios baianos por meio da agroindustrialização e comercialização de produtos da agricultura familiar, segurança hídrica, produção sustentável, assistência técnica e acesso a políticas públicas voltadas para a agricultura rural e familiar.
Fonte: ONU Brasil
de