Geral -
Polícia Federal deflagra operação contra grupo que lesava clientes da Caixa
Termômetro da Política
Compartilhe:

Com o objetivo de investigar um grupo criminoso que lesava clientes da Caixa, a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Falsa Ajuda. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nos estados de Goiás, Distrito Federal e Ceará. A operação está relacionada a um esquema criminoso envolvendo a troca fraudulenta de cartões bancários.

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

De acordo com as investigações, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, o grupo criminoso enganou aproximadamente dez clientes da Caixa Econômica Federal em Goiás. O golpe consistia em simular assistência às vítimas, abordando-as após o uso de caixas eletrônicos. Os criminosos apresentavam um falso comunicado da Caixa, alegando a necessidade de trocar a senha do cartão. Por meio de manobras rápidas e conversas confusas, eles conseguiam substituir o cartão da vítima e obter a nova senha.

Veja também
Sem anistia: associação de juristas lança campanha contra perdão para golpistas

Com o cartão e a senha em mãos, os criminosos se dirigiam a outra agência da Caixa, onde realizavam saques, transferências e compras fictícias utilizando máquinas de cartão que já estavam sob seu controle.

A investigação contou com a colaboração da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal, da Unidade de Inteligência do Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar de Goiás (CPC/2 da 1ª CRPM/PMGO), do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva da PMGO (GIRO) e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado de Goiás, Distrito Federal e Ceará (FICCO/GO, FICCO/DF e FICCO/CE).

Fonte: Polícia Federal

Compartilhe:
Palavras-chave
caixapolícia federal