Com a participação de representantes de 116 cidades paraibanas, teve início nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções de João Pessoa, a 5ª edição da Conferência Estadual do Meio Ambiente. Promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o encontro que se estende até quarta-feira (26) discute tem como tema central “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica na Paraíba”.
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ressaltou a gravidade da crise climática e a necessidade de ações imediatas. “Precisamos reconhecer que o planeta tem limites e agir agora para garantir um futuro sustentável. A conferência é um espaço essencial para esse debate”, afirmou.
A secretária Rafaela Camaraense destacou a importância da participação coletiva na construção de políticas ambientais mais eficientes. “Já ultrapassamos muitos limites e não há mais tempo para inércia. O evento é fundamental para fortalecer nossas ações e buscar soluções viáveis para a Paraíba”, declarou.
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, enfatizou que todas as ideias apresentadas podem contribuir para a transição. “Cada proposta, por mais simples que pareça, pode fazer a diferença no enfrentamento das mudanças climáticas”, disse.
A conferência reúne mais de 400 representantes de municípios paraibanos e tem como objetivo promover debates e definir propostas que serão submetidas à votação pelos delegados eleitos nas conferências municipais, intermunicipais e livres. Os debates são estruturados em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação Climática, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor pós-doutor, biólogo e ambientalista Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Ele abordou o tema “Urgência climática: Limites e potencialidades da educação ambiental na transição para sociedades sustentáveis”.
No segundo dia da conferência, 250 propostas desenvolvidas nas etapas municipais e intermunicipais serão votadas, e as selecionadas seguirão para a Conferência Nacional, em Brasília. Além disso, 40 representantes serão escolhidos para defender as demandas da Paraíba no evento nacional.
Durante os dois dias, os participantes também podem visitar a Feira da Sustentabilidade, onde entidades e empresas parceiras apresentam projetos e iniciativas voltadas à preservação ambiental.
A abertura contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro; da secretária estadual do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense; do superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, além de representantes da sociedade civil organizada.
Dia 26
• 9h: Continuação nas salas temáticas
• 10h: Coffee break
• 10h30: Discussão final nas salas temáticas
• 12h: Almoço
• 14h: Plenária no auditório para eleição das propostas e delegados para a Conferência Nacional
• 17h: Encerramento do evento
Fonte: Secom-PB