Geral -
Prefeitura de João Pessoa oferece serviço de teleatendimento para pacientes com suspeita de câncer
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Prefeitura de João Pessoa implementou um novo serviço de Teleoncologia na rede municipal de saúde, oferecendo atendimento remoto especializado para pacientes com suspeita de câncer. O sistema, que conta com uma equipe multidisciplinar de oncologistas, enfermeiros e auxiliares administrativos do Grupo Condutor de Oncologia, visa agilizar o processo diagnóstico e reduzir a necessidade de deslocamentos. A primeira solicitação para a teleconsulta foi realizada nesta terça-feira (25).

Iniciativa tem como objetivo facilitar atendimentos com especialistas (Foto: PMJP/Divulgação)

“A teleoncologia é mais um passo na organização e otimização dos serviços de oncologia na rede pública de saúde de João Pessoa. A partir dela, ainda na atenção primária, o paciente terá acesso ao atendimento com especialista em oncologia, auxiliando na definição diagnóstica e oportunizando os pacientes que possuem diagnóstico recente de câncer, a ter acesso aos exames necessários para o início do tratamento. Tudo isso por meio de telemedicina, tornando o atendimento mais rápido e reduzindo a necessidade de deslocamento do usuário”, explica o médico e diretor da Regulação Municipal, Eduardo Simon.

Compondo a assistência, também foi iniciado o Programa de Navegação do Paciente com Câncer, onde os profissionais do Grupo Condutor de Oncologia realizarão o monitoramento do paciente durante todo o tratamento, otimizando o tempo para estabelecer um diagnóstico, realização de exames complementares e início do tratamento. Inicialmente, serão monitorados pacientes com câncer de mama e/ou de próstata.

Veja também
Alexandre de Moraes nega que STF esteja condenando “velhinhas com a bíblia na mão” pelos atos golpistas

Como ter acesso

Para que o paciente tenha acesso à teleoncologia, o médico assistente da atenção primária deverá realizar a solicitação de teleconsulta em triagem oncológica. Após a solicitação, a equipe do teleatendimento informa ao paciente, por meio da USF onde é atendido, sobre o dia, horário e o médico que o atenderá. Nos casos de pacientes com câncer de mama ou câncer de próstata, estes serão incluídos automaticamente nos cuidados prestados pela equipe de navegação, passando a ser monitorados.

“Essa nova estrutura representa um avanço fundamental no cuidado do paciente com câncer da rede municipal e permitirá o monitoramento e uso de recurso de forma mais humana e próxima do usuário, reduzindo o tempo de espera para o início do adequado tratamento. A Regulação Municipal está comprometida em melhorar continuamente o acesso aos recursos necessários e garantir que o paciente com diagnóstico de câncer tenha seu tratamento implementado a tempo”, ressaltou Eduardo Simon.

Fonte: PMJP

Compartilhe: