A deputada estadual Cida Ramos (PT) convocou uma audiência pública para discutir o grave caso envolvendo o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), após a morte de Maria Danielle Cristina Morais Sousa, 38 anos, que teve o útero removido após perder o bebê na maternidade de Campina Grande. A audiência pública será realizada no dia 3 de abril, às 14h, no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com a presença de poderes e órgãos responsáveis.
“Não haverá estado ou país desenvolvido enquanto todos os dias mulheres tombarem pelo simples fato de ser mulher. A igualdade de gênero é peça fundamental nesse processo”, afirmou a deputada Cida Ramos.
O caso chocou a população paraibana após relatos de que a paciente teria sido vítima de negligência médica durante o parto, no último mês. Após a morte do bebê, a equipe médica precisou retirar o útero da mulher, sob alegação de complicações. Dias depois, a paciente não resistiu e faleceu. A situação levantou questionamentos sobre a qualidade da assistência médica prestada no Isea e a necessidade de maior fiscalização nas unidades de saúde do estado.
Veja também
Supremo decide hoje se Bolsonaro e seus aliados se tornarão réus por crime de golpe de Estado
“Eu afirmo a vocês, com toda minha força de luta e do meu mandato, não descansarei um dia sequer enquanto não houver justiça”, afirmou a deputada Cida Ramos.
A deputada Cida Ramos é autora da Lei 11.329/2019, que determina a obrigação da Administração Pública Estadual em garantir um atendimento humanizado e o combate à violência obstétrica no sistema de saúde da Paraíba, público e privado. A lei visa assegurar dignidade, autonomia e saúde integral às mulheres, além de buscar reduzir desigualdades de gênero e promover práticas éticas na assistência obstétrica.
Fonte: Assessoria de imprensa