Com a morte do prefeito Fuad Noman (PSD) nesta quarta-feira (26), Álvaro Damião (União Brasil) – que vinha exercendo interinamente o cargo desde janeiro – assume agora de forma definitiva a prefeitura da capital mineira. Aos 54 anos, esta é a primeira experiência do ex-vereador como chefe do Executivo municipal.
Nascido filho de uma faxineira e de um policial militar que faleceu antes de seu nascimento, Damião construiu uma sólida carreira no jornalismo esportivo. Formado em Jornalismo, atuou por três décadas como repórter, tendo coberto importantes eventos esportivos como cinco Copas do Mundo, três Jogos Pan-Americanos e três Copas América pela Rádio Itatiaia, além de apresentar programas esportivos na TV Alterosa (afiliada do SBT).
Sua transição para a vida pública começou através do futebol amador, quando trabalhou na campanha do time Inconfidência, campeão da Copa Itatiaia. Sua carreira política teve início em 2012, quando se candidatou a vereador pelo PSB, ficando como suplente. Eleito em 2016 (com 10.869 votos) e reeleito em 2020 (já pelo DEM, atual União Brasil), Damião também tentou por duas vezes (2018 e 2022) se eleger deputado federal, permanecendo como suplente.
Em 2024, foi escolhido como vice na chapa de Fuad Noman (PSD) em uma aliança partidária. Como ex-vereador, assumiu inicialmente a Secretaria de Governo, responsável pela articulação política. No entanto, perdeu o cargo após uma derrota na eleição da Mesa Diretora da Câmara, quando insistiu em apoiar um candidato contra a orientação de Noman. A situação levou à sua substituição por Anselmo Domingos na secretaria.
Agora à frente do Executivo municipal, Damião enfrenta o desafio de conduzir a administração da capital mineira em um momento de transição, herdando os projetos e desafios da gestão anterior.