A obra de ampliação do Manaíra Shopping com o estabelecimento em funcionamento foi tema de embates na sessão desta quinta-feira (27) da Câmara Municipal de João Pessoa. Enquanto os vereadores Milanez Neto (MDB) e Guguinha Moov Jampa (PSD) pedem maior rigor na fiscalização da obra, o vereador João Almeida (PDT) acusa os colegas de perseguição política contra a empresa. O debate sobre a reforma foi motivado por um acidente sofrido por uma assistente de engenharia que atua na obra, mais precisamente na plataforma técnica de máquinas de ar-condicionado de academia do shopping. A profissional, que estava realizando serviços no local, pisou acidentalmente em um duto de ar-condicionado, o que provocou sua queda para o interior da academia.
“Precisamos saber, primeiro, se a obra é em João Pessoa ou Cabedelo, se existe liberação ou não, e quantos trabalhadores e lojistas de lá têm medo do que está acontecendo naquela obra, que ocorre de manhã, à tarde e à noite, no meio do expediente”, disse o vereador Milanez Neto, que também expôs preocupações relativas ao meio ambiente. “Com o meio ambiente não se pode brincar. É sabido por todos que é uma obra em cima do mangue, é mais uma obra como foi a da casa de shows e várias outras ampliações ali, uma obra no mangue”, afirmou.
Veja também
Banco Central projeta inflação dentro da meta em 2026
Guguinha Moov Jampa pretende criar uma comissão composta por vereadores e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), do Corpo de Bombeiro e dos Procons Estadual e Municipal para, juntos, fiscalizarem a obra.
Na semana passada, o vereador alertou para os riscos de segurança no Manaíra Shopping, que está passando por uma grande reforma enquanto continua em funcionamento. “Os comerciantes e clientes estão preocupados. É como morar em uma casa onde estão construindo vários andares acima dela”, comparou. Guguinha destacou que, como presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, tem sido cobrado a se pronunciar sobre o assunto.
O vereador João Almeida (PDT) criticou o que caracterizou como perseguição contra empreendedores. “Não estou aqui defendendo empresário, estou defendendo o que é justo. Falando sobre o Manaíra Shopping, não tenho procuração para defendê-lo. Mas, já assisti nesta Casa a perseguição de empreendedores e alguns desistem da própria João Pessoa”, declarou. O parlamentar salientou que, diferente dos empreendimentos que desistem da capital paraibana e migram para outras localidades, o Manaíra Shopping insistiu em ficar, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
“O Manaíra Shopping está ali, firme e forte. Fincou o pé, gerando emprego e renda. O que sei é que, além de gerar emprego e renda, tem contrapartidas sociais, a exemplo de toda iluminação do Retão de Manaíra. Algumas coisas que foram feitas, possivelmente, de forma irregular, foram sanadas via Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Quero crer que aqui na Paraíba tem Ministério Público que acompanha”, destacou.
Com informações da CMJP