A Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada em Ipojuca, na região metropolitana do Recife, em Pernambuco, finalizou nesta semana a expansão de sua capacidade de produção de óleo diesel. Segundo a Petrobras, as obras de modernização do Trem 1 – um dos módulos de produção da unidade – foram concluídas, elevando a capacidade de refino de petróleo de 115 mil para 130 mil barris por dia.
O projeto, conhecido na indústria petrolífera como revamp (termo que designa a atualização e ampliação de unidades existentes), demandou um investimento de R$ 93 milhões. A melhoria reforça a capacidade da refinaria em processar petróleo do pré-sal e convertê-lo em diesel, destacando-se como a unidade com a maior taxa de conversão de petróleo bruto em combustível no país, atingindo 70%.
Veja também
Lula diz estar aberto a diálogo com Trump para evitar tarifas entre Brasil e EUA
Essa ampliação consolida a posição estratégica da Rnest no parque de refino nacional, aumentando a eficiência e a produção de um combustível essencial para o mercado brasileiro. O avanço contribui para que o Brasil dependa menos de óleo diesel importado.
Em 2024, a Rnest produziu 3,1 milhões de litros de diesel S-10 (tido como mais sustentável). Isso equivale a 12% de toda a produção desse combustível pela Petrobras e é suficiente para abastecer 6,7 milhões de caminhões.
Usado por veículos leves e pesados, o diesel S-10 proporciona maior eficiência energética e menor impacto ambiental. Cerca de 70% do diesel usado no Brasil é S-10.
A refinaria de Abreu em Lima também se destaca no cenário petrolífero brasileiro e mundial por conseguir transformar gases poluentes (óxidos de enxofre e de nitrogênio) em ácido sulfúrico, um produto comercializado e muito utilizado em processos de purificação de água. Dessa forma, a emissão de gases é diminuída e a empresa ainda fatura com a venda do produto.
A unidade U-93 Snox, responsável pela conversão, passou a funcionar em dezembro de 2024.
Atualmente está em andamento um processo de contratação para conclusão das obras do Trem 2, que significará duplicar a capacidade de refino da Abreu e Lima. Trem é o nome que se dá à linha de produção composta por três principais unidades interligadas de qualquer refinaria: separação do óleo, conversão e tratamento de derivados.
A Petrobras não divulga o valor orçado, por considerar a informação sensível. Uma vez concluída, a refinaria chegará à marca de 260 mil barris diários, o que representa entregar ao mercado 13 milhões de litros de diesel S-10 por dia, volume suficiente para abastecer 10,5 milhões de caminhões anualmente. A Petrobras estima atingir essa marca de 2029.
Fonte: Agência Brasil