Funciona como em uma manada. Um usuário publica, outro acha bacana, faz o mesmo e, em poucas horas, milhares de publicações inundam as redes sociais digitais em torno do mesmo tema. Este movimento promovido organicamente pelos próprios usuários é chamado de trend. A da vez consiste em pedir para uma inteligência artificial recriar uma imagem com base no estilo artístico consagrado pelas animações do Studio Ghibli. O escritor Itamar Vieira Junior aderiu neste domingo (30) à moda, mas por tratar-se de ferramenta baseada na captação de trabalho artístico para criação de uma nova obra por meio de automação, foi duramente criticado por seus seguidores.
A imagem recriada e publicada no Instagram foi a capa de seu livro mais famoso, Torto Arado. Minutos após ser publicada a imagem, diversas críticas foram feitas nos comentários da publicação. Usuários questionavam a postura de Itamar Vieira Junior enquanto escritor, visto que seu segmento também pode ser impactado pelas ferramentas que utilizam inteligência artificial.
“Imagina uma IA [inteligência artificial] escrevendo um romance baseado no estilo de texto do fulano de tal. Intrigante, não?”, questionou um seguidor do escritor. “Confesso que essa atitude me decepciona também”, replicou outra seguidora. “Já pode pedir pra IA escrever um romance no seu estilo então?”, perguntou outro usuário.
A publicação acumulava diversos comentários negativos quando foi apagada, horas depois. Nenhum pedido de desculpas foi feito, tampouco qualquer retratação.