Numa cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, os desembargadores Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e Márcio Murilo da Cunha Ramos assumiram oficialmente seus cargos na manhã desta segunda-feira (31) como presidente e vice-presidente/corregedor, respectivamente, da diretoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A posse marcou a renovação da liderança na justiça eleitoral paraibana.
O evento contou com a presença de importantes figuras do cenário político e jurídico, como o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, o governador João Azevêdo (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o presidente da OAB-PB, Harrison Targino, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).
Veja também
Na saúde e na doença? Para os homens, talvez não
Durante a solenidade, o novo presidente do TRE-PB assinou um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça da Paraíba, visando à disseminação da Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça Eleitoral. “Teremos a Justiça Restaurativa ou movimentos restaurativos a partir do trabalho de excelência do Tribunal de Justiça do Estado. Nós temos lá um núcleo de Justiça Restaurativa, que tem um trabalho invejável, e vamos trazer essa experiência para o TRE. Não só para a sede do Tribunal, mas também para as zonas eleitorais, porque esse é um projeto que prestigia o que eu mais acho importante, que é a humanização do ambiente de justiça. E é nesse sentido que a gente vai trazer essa parceria com o desembargador Fred Coutinho. A parceria também reflete nossa preocupação com as eleições do próximo ano”, destacou Oswaldo Trigueiro.
O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, ressaltou a relevância dessa cooperação entre os tribunais. “Hoje firmamos um termo de cooperação mostrando a unidade existente entre a Justiça Comum, através do nosso Tribunal de Justiça, e a Justiça Eleitoral, sob a liderança do desembargador Oswaldo Trigueiro. Esse é um movimento inovador, com olhar voltado para o futuro, já que esse programa nasce praticamente dentro do nosso tribunal. Essa parceria veio para ficar e sempre será em prol da cidadania. É um momento muito importante e histórico para ambas as instituições”, afirmou.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual, governador João Azevêdo, parabenizou a desembargadora Agamenilde Dias pela condução da Justiça Eleitoral e desejou sucesso aos desembargadores Oswaldo Trigueiro e Márcio Murilo. “O Tribunal Regional Eleitoral desempenha um papel fundamental para a sociedade paraibana e para a democracia, acima de tudo, com a coordenação de todo o processo eleitoral. Eu parabenizo os desembargadores Oswaldo Trigueiro e Márcio Murilo e tenho certeza de que eles irão conduzir a Corte com muita a competência”, declarou.
O prefeito Cícero Lucena destacou a harmonia entre os poderes. “Eu fico muito feliz, reconhecendo primeiro a grande gestão da presidente Agamenilde Dias, renovando a esperança e a confiança da continuidade desse trabalho. Buscando, cada vez mais, a justiça, a transparência e a agilidade dos processos”, afirmou o prefeito.
Fonte: TRE-PB