A cantora e artista multidisciplinar Nina Mundi prepara o lançamento de “Cabeceira”, primeiro single de seu álbum de estreia intitulado “Vitral”, marcado para 3 de abril. A canção, que chegará às principais plataformas digitais, oferece um primeiro vislumbre do trabalho discográfico completo, previsto para circular no primeiro semestre de 2025. Com arranjos que transitam entre sonoridades acústicas, elétricas e eletrônicas, a faixa apresenta uma proposta musical inovadora que reflete a pluralidade artística de Nina Mundi. “Cabeceira” funciona como uma carta de intenções do álbum, revelando uma produção que valoriza a experimentação sonora, a riqueza de influências culturais e a autoralidade nas composições.
Em Cabeceira, Nina Mundi transforma a intimidade de suas memórias em som. A canção evoca fragmentos de vida que, assim como peças de um vitral, se unem para formar uma nova narrativa. Sons inusitados, como bolas de gude, garrafas sopradas e elementos metálicos, se entrelaçam com arranjos de xilofone, glockenspiel, percussão e vozes femininas.
Veja também
Na saúde e na doença? Para os homens, talvez não
Cantora, compositora, multiartista e pesquisadora, Nina tem uma trajetória marcada pela pluralidade. Nascida em Porto Alegre e radicada por 14 anos na Europa, colaborou com artistas de diversas nacionalidades e idealizou o Sarau Mundi – Palco da Diversidade, uma série de eventos multiartísticos realizada em Berlim entre 2018 e 2019. Com formação em música, publicidade e etnomusicologia, Nina construiu uma carreira que transita entre a performance, a pesquisa acadêmica e a produção cultural. Durante sua estadia na Europa, atuou como pesquisadora e docente em instituições como a Universidade Humboldt de Berlim e a Universidade de Música Franz Liszt, em Weimar. Ao retornar ao Brasil, estabeleceu novas conexões musicais em João Pessoa, onde desenvolveu Vitral em colaboração com músicos de diferentes regiões do país e da América Latina.
Além de dar voz ao álbum, Nina esteve presente em cada etapa de sua construção. “Fui produtora executiva e de conteúdo, diretora musical e artística, multi-instrumentista e cantora. Também assinei a identidade visual do álbum, produzindo os vitrais da capa, e me aventurei na fotografia, capturando a imagem do single. Esse disco é a síntese de muitas linguagens que fazem parte de mim”, conta a artista.
Com show de lançamento no próximo dia 25 de abril na Usina Energisa, Vitral reúne sete faixas inéditas que transitam entre idiomas, ritmos e estilos distintos. O projeto conta com a participação de 11 artistas de cinco estados brasileiros, além de colaborações internacionais da Colômbia e Argentina.
A produção do disco Vitral é fruto da premiação de Nina Mundi no edital da Lei Paulo Gustavo da Paraíba, viabilizada pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba.
Clique aqui para acessar o pré-save.
Fonte: Assessoria de imprensa