Geral -
Polícia Federal deflagra operação contra compra de votos e desvio de verbas em eleições municipais no RS
Termômetro da Política
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (31), a Polícia Federal deflagrou a Operação Adaequare para avançar nas investigações sobre compra de votos e desvio de recursos de campanha nas eleições de 2024 em Caraá, no interior do Rio Grande do Sul. Os agentes cumpriram três mandados de busca e um mandado de prisão preventiva contra o principal investigado, acusado de coagir testemunhas durante as apurações. As ordens judiciais foram emitidas pela 74ª Zona Eleitoral de Alvorada (RS).

Objetivo da operação é impedir novas intimidações e coletar provas adicionais (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

O objetivo da operação é impedir novas intimidações e coletar provas adicionais sobre a captação ilícita de votos no primeiro turno das eleições, além de identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Veja também
“Não contavam com minha astúcia”: PF conclui Operação Chapolin contra clonagem de caminhonetes

As investigações começaram após denúncias recebidas pelo Ministério Público de Santo Antônio da Patrulha/RS, que solicitou a abertura de um Inquérito Policial. Durante a Operação Lisura, foram encontradas evidências de coerção contra testemunhas, reforçando a necessidade de novas medidas.

O nome “Adaequare” (do latim, “equalizar”) simboliza o reequilíbrio das forças políticas locais e a ação do Estado contra as coações praticadas pelo investigado.

Fonte: Polícia Federal

Compartilhe: