Cultura -
Itamar Vieira Jr muda posicionamento sobre trend do Studio Ghibli e fãs cobram retratação
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/Instagram)

Assim como muitas personalidades ligadas às artes e aos setores do campo progressista, o escritor Itamar Vieira Junior, autor do consagrado Torto Arado, aderiu à publicação em massa (trend) com temática baseada nas artes geradas por inteligência artificial (IA) e inspiradas no estilo do Studio Ghibli. Após duras críticas, ele apagou a postagem das suas redes sociais digitais e, no dia seguinte, mudou seu posicionamento com uma publicação em outro tom, refletindo sobre o porquê de não mais fazer parte da trend.

A nova publicação do escritor tem como título “Por que você não deveria entrar na trend do Studio Ghibli”. São oito cards que sustentam diversos argumentos contrários à onda de imagens por meio de IA. A mudança de postura é notória, mas diferentemente de outros que seguiram por este caminho, Itamar Vieira Jr não pediu desculpas ou fez qualquer retratação. Simplesmente apagou o post anterior como se nunca tivesse feito parte do movimento.

Veja também
Flávio Dino suspende emendas para universidades de oito estados

Apesar de a grande maioria dos seguidores ter aplaudido a nova postura, o ato furtivo foi percebido por alguns mais atentos. “Que bom que você reviu essa questão, apagou o post anterior que ia na trend e usou seu espaço como voz crítica. Deu um alívio desde o lado de cá. Abraço!”, escreveu uma usuária. Outra, em resposta, reforçou a crítica: “Faltou só admitir que também entrou na trend de modo inconsequente e depois reviu o ato. Seria educativo também admitir um erro”.

Compartilhe: