Internacional -
Governo dos EUA confirma que tarifas de 104% contra a China serão cobradas a partir desta quarta
Termômetro da Política
Compartilhe:

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou nesta terça-feira (8) em entrevista à Fox Business que as tarifas de 104% sobre produtos chineses serão implementados pelos Estados Unidos a partir desta quarta-feira (9). A decisão foi tomada após a China não ter atendido ao ultimato do presidente Donald Trump, que exigia a suspensão das retaliações comerciais até as 13h desta terça-feira.

Karoline Leavitt confirmou a informação à Fox Business no início da tarde desta terça-feira (8) (Foto: Youtube/Reprodução)

Em publicação anterior em sua rede social digital, Trump havia mencionado que aguardava um contato da China para negociar sobre as tarifas, expectativa que não se concretizou.

Horas antes, a China disse que não vai voltar atrás e que está pronta para seguir respondendo aos aumentos tarifários, apesar de considerar que “em uma guerra comercial, não há vencedores”.

Esse novo capítulo do “tarifaço global” dos EUA começou no último dia 2 de abril, quando Trump anunciou taxas de importação sobre 180 países de todo o mundo.

Veja também
Justiça condena Itaú a pagar danos morais por obrigar funcionário a fazer dancinha para redes sociais

O continente asiático foi o mais impactado pelas medidas protecionistas, com a China recebendo a maior carga tributária. Originalmente, Trump havia estabelecido uma tarifa adicional de 34% sobre produtos chineses, elevando a alíquota total para 54% na entrada dessas mercadorias no mercado americano.

Em resposta imediata, na sexta-feira (4), o governo chinês anunciou que iria impor tarifas também de 34% sobre os produtos americanos, como resposta ao tarifaço.

Trump, então, ameaçou cobrar taxas extras de 50% à China se o país não recuasse da retaliação nesta terça (8). Como Pequim não desistiu, as tarifas de 104% entrarão em vigor.

Com informações portal g1.

Compartilhe: