Os países da União Europeia aprovaram nesta quarta-feira (9) o primeiro pacote de retaliação contra as tarifas implementados pelo governo norte-americano. Desde junho, o bloco europeu vem sofrendo com taxas de 25% sobre importações de aço, alumínio e carros, além de novas tarifas de 20% aplicadas recentemente à maioria dos demais produtos.
Como contrapartida, a UE estabeleceu a aplicação de sobretaxas de 25% sobre diversos produtos norte-americanos, com vigência a partir da próxima terça-feira (15).
A lista de itens afetados inclui cereais como milho, trigo, cevada e arroz, além de motocicletas, carne de frango, frutas e até fio dental, segundo informações obtidas pela Reuters. O valor total dessas importações atingiu aproximadamente US$ 23 bilhões no ano passado.
Veja também
AGU pede investigação de deputado do PL que desejou morte de Lula
A comissão da União Europeia destacou, no entanto, que as tarifas retaliatórias podem ser suspensas a qualquer momento caso os EUA concordem com um “resultado negociado justo e equilibrado”.
As tarifas representam uma reação imediata aos impostos de 25% cobrados pelos EUA sobre metais. O bloco ainda analisa possíveis respostas às taxações sobre veículos e outros setores afetados.
Com informações de Portal g1.