Política -
Câmara dos Deputados aprova projeto que cria programa de saúde mental para pessoas idosas; texto vai ao Senado
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que institui um programa específico de saúde mental para idosos. De autoria do deputado André Janones (Avante-MG), o PL 127/24 foi aprovado com redação elaborada pelo relator, deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE). A medida tem como objetivo oferecer suporte especializado em saúde mental para a população idosa, que chega a a 33 milhões de pessoas, cerca de 15% da população, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

PL teve redação elaborada pelo deputado Eriberto Medeiros (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O texto do relator altera o Estatuto da Pessoa Idosa e atribui ao Sistema Único de Saúde (SUS) a implantação do programa, com prioridade para ações que beneficiem a população idosa em situação de vulnerabilidade.

As ações de promoção da saúde mental serão estendidas aos cuidadores, com a realização de campanhas de conscientização e capacitação para profissionais de saúde, profissionais de assistência social e familiares. A intenção é aprimorar o acolhimento e o cuidado de pessoas idosas com transtornos mentais.

Um relatório anual sobre as atividades do programa deverá ser elaborado por todas as esferas de governo (municipal, estadual e federal), com divulgação ampla, observando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Debate em Plenário

Durante o debate em Plenário, que aconteceu na quarta-feira (9), o relator da proposta, deputado Eriberto Medeiros, lembrou que os idosos sofrem muitas vezes de isolamento e depressão. “O programa vai dar atenção às pessoas de baixa renda que precisam do apoio do governo para ter melhor qualidade de vida”, disse.

Veja também
Após anunciar greve de fome, Glauber Braga passa a noite no chão da Câmara

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), a população idosa vivenciará maior autonomia e possibilidade de cidadania e prevenção do adoecimento com o programa a ser criado. “As populações mais empobrecidas precisam de atenção ainda maior para garantir envelhecimento ativo, saudável, humano e com autonomia”, afirmou.

O deputado Eli Borges (PL-TO) destacou que a política de apoio aos idosos é extremamente necessária. “O projeto amplia todo o apoio dos cuidadores”, disse.

André Janones comemora

“Saúde mental é um tema muitas vezes deixado de lado e precisamos mudar isso”, disse o autor do projeto de lei, André Janones, na rede social digital X. Confira:

https://twitter.com/AndreJanonesMG/status/1910118775157927948

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: