No discurso de abertura do 4º Fórum Permanente de Afrodescendentes, realizado nesta segunda-feira (14) em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chamou os países a se unirem no combate ao racismo. Ela falou sobre justiça climática, esportes sem racismo e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada como proposta do governo brasileiro no G20 no último ano. “Promover igualdade racial também é fomentar riqueza, autonomia e geração de oportunidades para quem historicamente foi empurrado para as margens da economia”, disse.
Anielle Franco lembrou que, em dois anos, atingimos o maior patamar de presença de profissionais negros na administração pública federal, o que também é consequência da transversalidade como princípio permanente das políticas públicas do Estado. “A igualdade racial atravessa todos os campos da vida: saúde, educação, segurança pública, esportes, moradia, ciências e cultura.”
Durante a missão nos Estados Unidos, o Ministério da Igualdade Racial vai participar não apenas do Fórum, mas irá fazer articulações políticas e participar de eventos paralelos, além de diálogos com a sociedade civil.
A ministra Anielle Franco participou da sessão de abertura do Fórum e participará de reuniões bilaterais com autoridades ainda nesta segunda-feira.
Veja também
Enem 2025: prazo para pedir isenção da inscrição começa nesta segunda
Na terça-feira (15), Anielle Franco e a secretária-executiva adjunta, Ana Míria Carinhanha, participarão dos painéis “Justiça Reparatória para África e Afrodescendentes” e “Direitos Humanos de Mulheres e Meninas Afrodescendentes”. A ministra também irá se reunir com a sociedade civil, em um encontro sobre a II Década Internacional dos Afrodescendentes; internacionalização da pauta racial; COP 30; e ações no campo da justiça racial.
Na quarta-feira (16), as duas gestoras participam do painel “Elaboração de Políticas Públicas Contra o Racismo Sistêmico” e do evento paralelo “Estratégias e Avanços da Justiça Reparatória para Africanos e Afrodescendentes”. A ministra Anielle ainda faz uma palestra na Universidade de Nova Iorque sobre ações de enfrentamento ao racismo no esporte.
No dia 17 de abril, a secretária-executiva adjunta participa de uma conversa sobre os legados da escravidão e o racismo contra pessoas negras.
Fonte: Ministério da Igualdade Racial